Viver

Estão aí os dias mais intensos do Festival A Porta: 8 propostas a não perder

20 jun 2019 00:00

Mdou Moctar, Surma e Bruno Pernadas num programa sem freio até domingo.

estao-ai-os-dias-mais-intensos-do-festival-a-porta-8-propostas-a-nao-perder-10385

ACTUALIZAÇÃO: Já depois de publicado este artigo, e devido às previsões meteorológicas, a organização do Festival A Porta anunciou alterações ao programa de domingo, 23 de Junho, que passa para o Mercado de Santana, conforme informação oficial aqui: https://festivalaporta.pt/domingo-e-no-mercado-santana.

Os últimos quatro dias da quinta edição do Festival A Porta, até 23 de Junho, em Leiria, incluem a simbólica ocupação da Rua Direita, mas o programa também passa pela Villa Portela, pelo antigo edifício da EDP na Rua de Tomar, pelo Jardim Luís de Camões, pela Fonte Luminosa, pelo Centro Cívico, pela Igreja da Misericórdia e pela discoteca Stereogun, encerrando no domingo, no Mercado de Santana. 

Entre as dezenas de propostas reunidas pela organização, há concertos, exposições, artes ao vivo, oficinas, instalações e actividades para crianças e famílias. Na música, sobressaem os nomes de Jonathan Bree, Surma, Bruno Pernadas e Mdou Moctar.

Villa Omnichord, na Villa Portela
Hoje, quinta-feira, 20 de Junho. Abertura de portas às 16 horas, três palcos, primeiro concerto agendado para as 17 horas. Uma maratona de música com Few Fingers, Obaa Sima, Jerónimo, Whales, La Baq e Surma (acompanhada por Joana Guerra e João Hasselberg), tudo artistas da Omnichord Records, responsável por este festival dentro do festival, que também conta com colaborações de elementos dos First Breath After Coma, outro colectivo lançado pela editora de Leiria.

Casa Plástica
Nas antigas instalações da EDP na Rua de Tomar, há uma exposição colectiva de pintura, desenho, fotografia, instalação e escultura, com o título Nada Muda de Forma Como as Nuvens, a Não Ser os Rochedos, e curadoria de Lara Portela e João Pedro Fonseca, que reúne contributos de 21 artistas: Alexandra Ferreira, Ana Battaglia Abreu, Daniel Blaufuks, Daniela Pinheiro, Darr Tah Lei, Gil Ferrão, Inês Serpente, Joana Marcelino, Joana Patrão, Leonardo Rito com Bruno Gaspar, Mário Lopes, Mariana Malheiro, Micael Ferreira, Pizz Buin, Raquel Nogueira, Susana Soares Pinto, Telmo Ribeiro, Telmo Silva, Teresa Gameiro e Vera Gomes. Para o público geral, portas abertas em horário vespertino e até às 20 horas, todos os dias, com uma única visita guiada, a acontecer no domingo, 23 de Junho, às 16 horas.

Música do mundo
No Jardim Luís de Camões, acesso livre, nas noites de sexta-feira e sábado, 21 e 22 de Junho, aos concertos de First Breath After Coma (a jogar em casa para apresentar o mais recente álbum, Nu), Bruno Pernadas (que desde o lançamento em nome próprio de How Can We Be Joyful In a World Full of Knowledge é um dos mais respeitados guitarristas e compositores portugueses), Mdou Moctar (rock tuaregue do Níger que em 2019 dá corpo ao álbum Ilana (The Creator), nota 8 em 10 para o site Pitchfork), The Physics House Band (chegam de Inglaterra com rock experimental psicadélico e críticas positivas nos jornais The Guardian e The Independent), Jonathan Bree (o homem pop da Nova Zelândia que superou 11 milhões de visualizações no YouTube com o single You're So Cool) e The Mauskovic Dance Band (ritmos electrónicos e afro-caribenhos com origem na Holanda).

Fechar a noite no Stereogun
A discoteca pensada para ser um templo do som, no lugar do antigo Beat, recebe o show tropical e transgressor de Meneo (Guatemala) na sexta- feira e o rock muito anos 70 dos Solar Corona, de Barcelos, no sábado, mais DJ sets de Venga Venga e DJ Fitz.

Ocupação da Rua Direita e transversais 
A Porta regressa aonde tudo começou, as lojas tradicionais da Rua Barão de Viamonte, a festa no exterior, a ocupação de espaços habitualmente encerrados, no sábado, 22 de Junho, o dia mais intenso do festival, com uma feira bandida e uma feira independente, instalações (há a promessa de uma piscina no entroncamento com a Rua Rodrigues Cordeiro), carpintaria e olaria ao vivo, os objectos artísticos tridimensionais do Gimai, os cantares e outras cordas da SAMP, uma exposição dedicada aos direitos humanos e oficinas para activistas, diálogos sobre eco-ideias e as quadras populares acompanhadas à concertina na parceria entre o Sr. Ferreira e Pedro Oliveira (do grupo de teatro O Nariz), entre outras propostas.

Concertos pela tarde
Também no sábado, 22 de Junho, na Rua Direita ou ali muito perto, há vários pequenos concertos a reclamar toda a atenção, com destaque para Clima (Hugo Domingues, dos Nice Weather For Ducks e Obaa Sima, com Sofia Ribeiro, antiga teclista dos We Trust, actualmente a solo no projecto Lince) e April Marmara, dois momentos a acontecer na Igreja da Misericórdia, além do percussionista João Pais Filipe, do embaixador do funaná Julinho da Concertina e do frenesim, em diferentes registos, de Bruxas / Cobras e dos franceses Slift.

Portinha
O alinhamento para crianças, adultos e famílias, ainda com actividades para desfrutar sábado na Rua Direita e domingo no Mercado de Santana. Jogos, dança criativa para maiores de 50 com Clara Leão, brincadeiras com as formas e linhas de Miró, ateliês para criar brinquedos em madeira, uma oficina de construção de cúpulas em cartão com o colectivo Til, outra para desmontar electrodomésticos avariados e montar formas fantásticas, ainda outra, de arte urbana, com o projecto Uivo, modelismo, um workshop de fotografia de espectáculo, uma redacção de mini-repórteres, o laboratório de fabricação digital e os robôs irrequietos da associação Oficinas do Convento, a máquina de desenhar do Tenório e a bicicleta do ateliê Ser que é uma performance ambulante, e política, de cidadania e serigrafia espontânea, pintura em cerâmica, exploração de sons para despertar sentidos e uma experiência de percussão com panelas, canos, baldes, garfos e copos dinamizada por Pedro Marques (First Breath After Coma) e Nuno Dionísio (Me And My Brain).

Piquenique maravilha
Domingo, no Mercado de Santana, o piquenique maravilha que junta famílias e amigos, um DJ set, o concerto de Jhon Douglas & Jungleboys (Brasil) e mais algumas actividades.

Artigo actualizado sexta-feira, 21 de Junho, às 17:56, com informações de última hora sobre o programa de domingo, 23, divulgadas pela organização do Festival A Porta.