Sociedade

Estádio de Leiria exige obras de 580 mil euros com 32 milhões ainda por pagar

15 nov 2018 00:00

Inaugurado há 15 anos - completam-se esta segunda-feira - e quando há ainda uma dívida de 31,7 milhões de euros, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa já exige obras. Para 2019, estão orçamentadas reparações no valor de 580 mil euros.

estadio-de-leiria-exige-obras-de-580-mil-euros-com-32-milhoes-ainda-por-pagar-9474
Maria Anabela Silva

Quinze anos depois da inauguração, que aconteceu a 19 de Novembro de 2003, o novo Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, já está a dar sinais da passagem do tempo.

Quando faltam ainda pagar 31,7 milhões de euros referentes aos empréstimos para a construção, a Câmara prepara-se para fazer obras de reparação. Só para 2019 estão em orçamento cerca de 580 mil euros para trabalhos de conservação e de manutenção.

A primeira empreitada, orçada em 350 mil euros, já está em concurso e será para reparações nas instalações eléctricas, sistemas de climatização (AVAC) e de vídeo screem e som. Uma intervenção que surge na sequência da identificação de “diversas anomalias” detectadas nas áreas técnicas, cuja “reparação urge providenciar”.

A par dessas intervenções, serão também necessários “tratamentos de pintura e de pisos, recuperação de estruturas metálicas e impermeabilização da cobertura”. Trabalhos que, segundo o vereador do Desporto, Carlos Palheira, ainda não se encontram contabilizados, mas que deverão avançar durante o próximo ano. Também para 2019, está programada a “repavimentação da pista de atletismo”, prevista para o início do ano.

Mais despesa a somar ao que já custou o estádio: 88 milhões de euros, aos quais acrescem 18,6 milhões em acessibilidades, onde se inclui a ponte Euro' 2004. Neste momento, o capital em dívida é de 31,7 milhões de euros, acrescidos de juros.

No próximo ano, a Câmara irá pagar 3,8 milhões de euros de amortizações e 1,2 milhões de juros, sendo a principal fatia para o consórcio BPI/Caixa Geral de Depósitos, que está a cobrar uma taxa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ