Sociedade

Estacionamento pago rendeu 470 mil euros à Câmara de Leiria em 2016

24 fev 2017 00:00

Autarquia estuda isenções para os primeiros 15 a 20 minutos.

estacionamento-pago-rendeu-470-mil-euros-a-camara-de-leiria-em-2016-5967
Maria Anabela Silva

No último ano, o estacionamento pago na cidade de Leiria rendeu à Câmara cerca de 467 mil euros, sendo que a maior fatia foi obtida através da receita proveniente dos parcómetros.

De acordo com dados da autarquia, os 516 lugares à superfície explorados directamente pelo município arrecadaram quase 376 mil euros.

A essa verba há a somar as receitas geradas pelos parques subterrâneos do Mercado de Sant' Ana e da Fonte Quente que, no total, renderam ao município quase 88 mil euros, e da renda referente à zona de parcómetros que está concessionada, localizada na envolvente ao parque da Fonte Luminosa, e que totalizou pouco mais de 2.100 euros.

O valor da receita geral foi revelado na última reunião de Câmara pelos vereadores do PSD, que o consideram “exagerado”. “Os parcómetros são uma mina. Por isso, têm a polícia a supervisionar tão assiduamente”, criticou Álvaro Madureira, líder da oposição, que apresentou uma proposta da bancada do PSD a defender a redução em 25% do preço do estacionamento nos parques subterrâneos. Uma medida que justificam com “a necessidade de dinamizar a economia local” e de combater o “elevado” custo do estacionamento, que, segundo os sociais-democratas, funciona como um “factor redutor da expansão do comércio local”.

A proposta seria, no entanto, recusada pela maioria socialista, com o presidente da Câmara a adiantar que está a ser estudada a possibilidade de isenção para os primeiros 15 ou 20 minutos de estacionamento.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.