Sociedade

Estabelecimento Prisional Leiria-Jovens integra portal “+Inclus@o"

6 jan 2024 14:33

Para acelerar pedidos de visitas, a marcação de consultas ou a solicitação de serviços do gabinete jurídico

estabelecimento-prisional-leiria-jovens-integra-portal-inclus-at-o

Chama-se “+Inclus@o" e é a designação de um novo portal online criado pelo Ministério da Justiça cujo fim é a "inclusão de reclusos jovens".

Será introduzido, inicialmente nos estabelecimentos prisionais de Leiria-Jovens, Tires e Carregueira e atingirá 1700 reclusos.

Segundo uma nota de imprensa, o “+Inclus@o" servirá para pedidos internos, iniciativas dos estabelecimentos prisionais e acesso a páginas de Internet específicas.

A médio prazo, a nova plataforma “vai permitir também ganhos de eficiência nalguns procedimentos administrativos dos estabelecimentos prisionais, ao acelerar pedidos de visitas, a marcação de consultas ou a solicitação de serviços do gabinete jurídico que, até aqui, eram feitos em papel e passam a ser submetidos diretamente pelos interessados, libertando os guardas prisionais de algumas tarefas meramente burocráticas”.

Está igualmente a ser desenvolvido o “portal do trabalho prisional, que funcionará como forma de divulgação do regime do trabalho e dos produtos e serviços disponibilizados em meio prisional” e outro “que funcionará como um ponto de divulgação do regime do trabalho e dos produtos e serviços disponibilizados em meio prisional, com a possibilidade de compra ‘online’”.

Estas ferramentas são financiadas pelos fundos do PRR.