Viver

Esta quinta-feira há Shortcutz Leiria, que anuncia o filme vencedor

10 nov 2021 14:05

Sessão no Teatro Miguel Franco dá a conhecer as cinco curtas finalistas da primeira temporada do Shortcutz Leiria

esta-quinta-feira-ha-shortcutz-leiria-que-anuncia-o-filme-vencedor
A Escritora, de Hugo Pinto
Shortcutz Leiria

A primeira temporada do Shortcutz Leiria chega ao fim esta quinta-feira, 11 de Novembro, com a exibição no Teatro Miguel Franco, em Leiria, das cinco curtas finalistas e o anúncio do filme vencedor.

A sessão com início às 21:30 horas inclui Ruptura, de Gonçalo Santos, A Escritora, de Hugo Pinto, Häuschen – A Herança, de Paulo A. M. Oliveira e Pedro Martins, Assim mas sem ser assim, de Pedro Brito, e Entre sombras, de Alice Guimarães e Mónica Santos.

O júri é composto por Bruno Carnide, cineasta e co-director do Leiria Film Fest, Débora Umbelino, produtora musical, Jacinto Silva Duro, jornalista do JORNAL DE LEIRIA, Mara Mures, artista plástica, Sal Nunkachov, fotógrafo, e Sandrine Cordeiro, artista visual.

O projecto Shortcutz chegou a Leiria pelas mãos de Rui Pereira, em Janeiro de 2020, com sessões no Atlas, que a pandemia acabaria por limitar, quanto ao número de espectadores.

Ao longo dos últimos dois anos, foram exibidas curtas de todos os géneros e temas, de contexto académico, profissional, ou totalmente independente”, refere a nota enviada pelo Shortcutz Leiria à imprensa. “Foi criado um espaço para a divulgação do trabalho de novos realizadores, de festivais e mostras de cinema de todo o país. Foram convidados programadores para fazer a curadoria de sessões especiais. Realizadores, actores, produtores e programadores vieram até Leiria apresentar os seus filmes. E, acima de tudo, foi exibido cinema português, que talvez sem o Shortcutz Leiria, não tivesse chegado ao público da nossa cidade”.