Sociedade

Escuteiros e utentes da Cercipom limpam Praia do Osso da Baleia

1 jun 2022 15:09

Trabalhos decorrem durante toda a manhã de sábado, com a limpeza do areal e da zona envolvente e recolha selectiva dos resíduos

escuteiros-e-utentes-da-cercipom-limpam-praia-do-osso-da-baleia
Acção realiza-se na véspera do Dia Mundial do Ambiente
CM Pombal

No sábado, mais de 400 jovens dos agrupamentos de escuteiros do concelho de Pombal e da Cercipom – Cooperativa de Educação, Reabilitação e Inclusão de Pombal, participam no sábado, dia 4, numa acção de limpeza na Praia do Osso da Baleia.

Em nota, a autarquia revela que a iniciativa que tem como mote a “Recuperação de Ecossistemas”, tema do programa Bandeira Azul para o ano de 2022, e vem no seguimento de outras iniciativas, realizadas anualmente pelo Município de Pombal e Junta de Freguesia do Carriço.

Estão presentes escuteiros dos agrupamentos de Albergaria dos Doze, Carnide, Carriço, Guia/Mata Mourisca, Louriçal, Pombal, e São Simão de Litém, além dos utentes da Cercipom.

Os trabalhos têm início pelas 8:30 horas, com a chegada dos participantes à praia, decorrendo durante toda a manhã a limpeza do areal e da zona envolvente, com recolha selectiva dos resíduos.

Durante o dia, acontecerão oficinas de bodyboard e de surf, de construção de hotéis para insectos e de armadilhas para vespas asiáticas, e jogos ambientais.

"O tema 'Recuperação de Ecossistemas' revela-se incontornável, considerando que a degradação dos ecossistemas tem um impacto direito no bem-estar de cerca de 3,3 milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas", adianta a nota.