Sociedade

Escuteiros e unidades hoteleiras da Nazaré oferecem alojamento a quem precisa durante a pandemia

5 abr 2020 17:23

São 188 quartos de unidades hoteleiras que se encontram disponíveis

escuteiros-e-unidades-hoteleiras-da-nazare-oferecem-alojamento-a-quem-precisa-durante-a-pandemia
Forças de segurança e pessoal da autarquia também estão incluídos
Ricardo Graça

Os escuteiros de Valado dos Frades (Nazaré) e três unidades hoteleiras da Nazaré disponibilizaram-se para dar alojamento de emergência a forças de segurança, e fornecer acolhimento gratuito de pessoas que necessitem, em período de pandemia de covid-19.

São 188 quartos de unidades hoteleiras que se encontram disponíveis para o acolhimento de munícipes que necessitem de ficar em regime de isolamento ou quarentena devido ao coronavírus.

Em Valado dos Frades, está garantido o alojamento das forças de segurança, com a colaboração do agrupamento 735 dos escuteiros locais.

Em nota, a autarquia explica que também o Centro de Alto de Rendimento de Surf da Nazaré – CARsurf abriu o seu alojamento a funcionários do Município (25 camas) que estejam recrutados para prestar serviços essenciais ao concelho, tais como a protecção civil, serviço de águas, RSU, entre outros.

No âmbito dos apoios concedidos pelo Município da Nazaré ao controlo e combate à pandemia, foi disponibilizado ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO), em Março, um contentor equipado com balneário destinado às equipas médicas ao serviço de combate à pandemia do coronavírus, numa acção de apoio a médicos, enfermeiros e demais profissionais do CHO, profissionais que estão na primeira linha ataque a esta pandemia, provocada pelo covid-19; e concedido um apoio de 50 mil euros ao Hospital de Leiria para a aquisição de equipamentos médicos necessários ao combate à pandemia, assim como dois contentores com chuveiros.

A Nazaré dispõe desde 23 de Março de Áreas Dedicadas para Avaliação e Tratamento de Doentes Covid-19 (ADC) na Nazaré.

A unidade foi instalada junto ao Hospital da Confraria de N.S Nazaré, num equipamento cedido pela Câmara.

No Quartel do Corpo de Bombeiros da Nazaré, foi instalado um Centro de Operações Integrado (COI) permitindo uma adequada articulação com a SALOC do CDOS de Leiria e toda a gestão operacional de meios humanos e técnicos existentes no município.

A Biblioteca Municipal da Nazaré acolhe a base de apoio logístico do Município (equipamentos de protecção individual e roupas de cama, como cobertores, recolhidos por diversas entidades, entre as quais os escuteiros de Famalicão, Paróquia de Famalicão e Caritas Diocesana e 80 conjuntos de lençóis cedidos por unidade hoteleira) para distribuir pelos agentes da Protecção Civil, funcionários municipais e entidades, a que se juntam 50 camas e 210 colchões para disponibilizar numa situação de emergência.

Desinfecção de ruas e equipamentos mantêm-se regulares

A Câmara da Nazaré mantém o reforço da higienização de locais de maior concentração de pessoas nas três freguesias do concelho, de forma a minimizar as possíveis linhas de contágio por covid-19.

Realizada duas vezes por semana, durante a noite, passa pelos arruamentos de maior concentração de pessoas, desinfetando os equipamentos de uso comum. O Mercado Municipal e os transportes públicos urbanos (autocarros e ascensor), equipamentos em utilização pela população, são higienizados diariamente.

Os transportes públicos contam com viagens gratuitas durante este período e funcionam com algumas limitações, no número de passageiros e nas regras de distanciamento entre cada um destes e horários ajustados à nova situação.