Viver

Escultura de seis metros da Mulher Nazarena será inaugurada dia 8 de Setembro

24 ago 2023 10:30

Obra da autoria de Bugalho Ferros está localizada na Rotunda do Matadouro

escultura-de-seis-metros-da-mulher-nazarena-sera-inaugurada-dia-8-de-setembro
Estátua localizada na Rotunda do Matadouro
CMN

A escultura da Mulher Nazarena, com seis metros de altura, da autoria do artista Bugalho Ferros, feita em aço corten, já instalada na Rotunda do Matadouro, será inaugurada no feriado municipal, dia 8 de Setembro, às 16 horas.

"Este monumento pretende “perpetuar a memória de uma figura inigualável que é a mulher nazarena e o seu inconfundível traje típico com o seu chapéu-de-borla, os brincos à rainha, o lenço, o avental e as suas, mundialmente famosas, sete saias”, refere o autor, citado pela Câmara da Nazaré, acrescentando que “a mulher nazarena tem mostrado ao longo dos tempos ser possuidora de acrescidas qualidades”.

“Lutadora incansável, desde os tempos mais remotos em que a vida da população da Nazaré dependia unicamente da faina do mar, quando o peixe chegava a terra transportavam, à cabeça, e iam vender, muitas vezes, porta a porta, chegando a terras tão distantes como a Benedita”, prossegue o autor.

Além da estátua à mulher Nazarena, serão instaladas outras obras de arte, produzidas pelo mesmo criativo, nas entradas do concelho por via das freguesias de Valado dos Frades e de Famalicão, cujas datas serão anunciadas em breve.

“A curto prazo contamos finalizar o processo da estátua de homenagem ao pescador, bem como dos elementos marcadores de entrada no concelho, pelas freguesias de Valado dos Frades, já em construção a peça de arte, e de Famalicão”, explica Walter Chicharro, residente da câmara.

O artista, autor de três trabalhos artísticos para as entradas no concelho da Nazaré, abraçou “o desafio do aço corten, em virtude de ser um metal indicado para trabalhos especiais”.

O material “é de complicada soldadura e daí um atractivo para quem gosta de encontrar soluções próprias. Exposto às intempéries, e sem qualquer tipo de manutenção, mantém o seu aspecto original e inconfundível, sendo um metal aconselhado para espaços públicos”, refere o criador na sua página oficial.