Sociedade

Escolas do distrito recolheram mais de 21 toneladas de lixo electrónico

4 ago 2025 15:00

De um total de 28 participações, 18 conquistaram cheques-prenda num valor total de mais de dois mil euros

escolas-do-distrito-recolheram-mais-de-21-toneladas-de-lixo-electronico
Entre os premiados em diferentes categorias destacam-se a Escola Básica nº 1 de Marrazes, a Escola Básica 2/3 José Saraiva e o Colégio de São Miguel
DR

Na 14.ª edição da iniciativa “Escola Electrão”, participaram 28 estabelecimentos de ensino do distrito de Leiria. Juntos, recolheram mais de 21 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados no último ano lectivo.

De um total de 59 escolas inscritas, apenas 28 participaram activamente na recolha e, dessas, 18 conquistaram cheques-prenda com um valor global de mais de dois mil euros.

Do concelho de Leiria, acederam à iniciativa: a Associação de Bem Estar dos Parceiros, o Colégio Dinis de Melo, a Escola Básica D. Dinis, a Escola Básica de Arrabalde, a Escola Básica de Coimbrão, a Escola Básica Dr. Correia Alexandre, a Escola Básica José Saraiva, a Escola Básica n.º 1 de Marrazes, a Escola Básica n.º 2 de Marrazes, a Escola Secundária Afonso Lopes Vieira e a Escola Secundária Domingos Sequeira.

Do concelho da Marinha Grande, envolveram-se: a Escola Básica Guilherme Stephens, a Escola Básica João Beare, a Escola Básica Prof. Alberto Nery Capucho, a Escola Profissional e Artística da Marinha Grande e a Escola Secundária Pinhal do Rei, bem como o Colégio Frei Cristóvão, a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e a Escola Secundária Raul Proença, do concelho das Caldas da Rainha.

Do concelho de Pombal colaboraram com o projecto a Escola Básica de Vieirinhos e o Externato Liceal de Albergaria dos Doze e, no concelho de Ansião, a Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello e a Escola Básica n.º 2 de Avelar.

Dos concelhos de Porto de Mós, Nazaré, Peniche, Batalha e Alcobaça participaram a Escola Básica de Pedreiras, a Escola Básica de Valado dos Frades, a Escola Básica do Filtro, a Escola Básica e Secundária da Batalha e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, respectivamente.

Do concelho de Ourém, colaboraram o Colégio de São Miguel de Fátima, a Escola Básica 4.º Conde de Ourém, a Escola Básica de Caxarias, a Escola Básica de Cercal, a Escola Básica de Fontainhas da Serra e o Jardim Infantil do Centro Social e Paroquial da Atouguia.

O Colégio de São Miguel sagrou-se no terceiro lugar a nível nacional, com 1.222 quilos de pilhas e lâmpadas recolhidas.

Para o desafio “Repórteres Electrão”, que desafia os alunos a criarem reportagens vídeo sobre reciclagem com várias temáticas, foram premiadas a Escola Básica nº 1 de Marrazes e a Escola Básica 2/3 José Saraiva.