Sociedade

Escola José Saraiva procura solução para garantir refeições a alunos perante greve de funcionários

9 fev 2023 11:55

Pais sem alternativa, direcção do agrupamento garante que nenhuma criança ficará sem comer

escola-jose-saraiva-procura-solucao-para-garantir-refeicoes-a-alunos-perante-greve-de-funcionarios

Pouco passava das 10 horas quando a Direcção do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, que integra a Escola EB 2,3 José Saraiva, foi informada hoje da greve dos funcionários, pelo que o refeitório iria ficar fechado.

Segundo uma mãe que contactou o JORNAL DE LEIRIA, "há crianças que a única refeição do dia que tomam é na escola e avisam em cima da hora que não há almoço".

A mesma mãe adianta que os pais receberam um email da directora de turma, pelas 11 horas a avisar que não haveria almoços. "Deveriam ter avisado antecipadamente. Há pais que estão a trabalhar longe e não têm hipótese de vir buscar os filhos para lhes dar almoço. Há crianças que não têm dinheiro para almoçar noutro sítio", constata aquela mãe, que prefere o anonimato.

Alcino Duarte, director do agrupamento, garante ao JORNAL DE LEIRIA que já pediu para reforçar os produtos no bar, nomeadamente o pão, para que todas as crianças possam ter uma refeição, ainda que mais ligeira do que o habitual.

O docente sublinha que "nenhuma criança ficará sem comer". Mesmo que não tenha dinheiro para adquirir a comida no bar, ela ser-lhe-á facultada. Além disso, o valor da senha poderá ser restituída de imediato no cartão e o aluno comer no bar por aquele valor.

"Não será uma refeição tão completa, mas é o que conseguimos fazer para que todos possam ter almoço. Também fomos informados hoje pelas 10 horas. Não podemos impedir a greve", frisa Alcino Duarte.