Sociedade

Escola de Saúde de Leiria suspende estágios clínicos de todos os cursos

10 mar 2020 09:39

Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria suspendeu o Dia Aberto

escola-de-saude-de-leiria-suspende-estagios-clinicos-de-todos-os-cursos
Aulas continuam a decorrer na ESSLei
Ricardo Graça

A Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei) vai suspender, a partir de hoje, dia 10, os estágios clínicos de todos os cursos.

Rui Fonseca-Pinto, director daquele estabelecimento de ensino do Politécnico de Leiria, afirmou que estão suspensas, e por tempo indeterminado, todas as actividades de ensino clínico/educação clínica, de todos os cursos em funcionamento na ESSLei, devido à epidemia de Covid-19.

Segundo Rui Fonseca-Pinto, a "primeira necessidade de tomar esta medida surgiu do lado dos hospitais, como forma de poupar material de protecção usado pelos estudantes".

"Alguns alunos já estavam a deixar de participar em alguns atos e com os planos de contingência acionados vários centros hospitalares anunciaram que os estágios estariam suspensos", precisou.

O director da ESSLei acrescentou que algumas instituições particulares de solidariedade social e câmaras municipais que recebem estagiários dos vários cursos de saúde também suspenderam a vertente de educação clínica.

"Por isso, e para que todos os alunos ficassem ao mesmo nível, decidi hoje suspender os estágios. Até dia 12 os estudantes serão informados de outras alternativas", revelou, sublinhando que “todas as escolas de saúde e de enfermagem do país e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos estão em articulação para terem uma posição concertada".

Rui Fonseca-Pinto reforçou ainda que as aulas decorrem normalmente.

Também a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria suspendeu o Dia Aberto, que iria realizar-se em parceria com a ESSLei, nos dias 19, 20 e 21 de Março, e que habitualmente leva ao campus 2 do instituto milhares de jovens do ensino secundário.

Em Portugal, o total de casos de infecção pelo novo coronavírus aumentou hoje para 39, mais nove do que no domingo, havendo uma doente com um quadro clínico mais gravoso e que se encontra em "vigilância apertada".

As informações foram transmitidas pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, em conferência de imprensa conjunta com a directora-geral da Saúde, Graça Freitas.