Sociedade

Escola de Santa Catarina da Serra tenta bater hoje recorde do Guiness apelando à paz

17 fev 2016 00:00

Assinalando os 20 anos da escola, espera-se que mais de 850 pessoas apaguem as velas ao mesmo tempo, inscrevendo o nome do estabelecimento de ensino no Guiness.

escola-de-santa-catarina-da-serra-tenta-bater-hoje-recorde-do-guiness-apelando-a-paz-3091

Mais de 850 pessoas assinalam hoje, a partir das 20:30 horas, os 20 anos da Escola Básica de Santa Catarina da Serra, em Leiria, numa acção que quer capacitar os alunos para a paz e tentar um recorde no Guinness.

A adjunta da directora, Paula Costa, explica que desde o final do passado ano lectivo que Santa Catarina da Serra passou a ser uma Escola UNESCO. "Uma das principais funções destas escolas é a de capacitar os jovens para a paz. Nesse sentido, apelámos a que cada pessoa trouxesse uma vela, que representa a sua acção integrada de 'capacitar os jovens para edificar a paz'", adiantou.

Na preparação das comemorações, "alguém se lembrou que havia um recorde do Guinness para ser batido". Por isso, a escola envolveu toda a comunidade, no sentido de garantir que estejam presentes, hoje, mais de 850 pessoas, que deverão apagar as velas ao mesmo tempo, depois de cantarem os parabéns.

"Estamos com boas expectativas, uma vez que todas as 850 velas já foram vendidas. Será uma bonita moldura humana", revelou Paula Costa.

Depois dos 'parabéns', seguir-se-á uma sessão ecuménica, onde será proferida uma oração por representantes da igreja Católica, igreja Ortodoxa e por um elemento de etnia cigana. "O que importa é estar em harmonia com todos e tentar promover a paz junto dos jovens", reforçou a responsável.

A Escola Básica de Santa Catarina da Serra tem cerca de 400 alunos e pertence ao Agrupamento de Escolas de Caranguejeira - Santa Catarina da Serra.