Sociedade

Escola das Emoções vai capacitar jovens em competências sócio-emocionais

26 out 2023 09:00

O programa prevê um investimento de 28.700 euros, dos quais 21.300 euros foram atribuídos pelo Prémio Caixa Social.

escola-das-emocoes-vai-capacitar-jovens-em-competencias-socio-emocionais

A Escola das Emoções foi uma das instituições premiadas com o Prémio Caixa Social 2023, o que lhe vai permitir avançar com o projecto RevolYouth, que pretende capacitar em liderança e desenvolver as suas competências emocionais e sociais jovens em situação de vulnerabilidade social do concelho de Leiria.

Sílvia Branco, psicóloga e uma das responsáveis pelo projecto, explica ao JORNAL DE LEIRIA que o objectivo deste programa de educação não formal é preparar os jovens para “a entrada no mercado de trabalho e para acções comunitárias”.

O programa abrange 40 jovens dos 13 aos 25 anos, que se dividirão em dois grupos etários, e desenvolve-se em quatro etapas.

A primeira, que se desenrola entre Janeiro e Abril, num total de 64 horas, prevê a realização de um bootcamp constituído por quatro fins-de-semana, com o objectivo de capacitar os jovens em educação emocional, comunicação, pensamento criativo, colaboração, empatia e liderança. Depois desta experiência, seguem-se dois meses de mentoria.

“Pretende-se apoiar a construção de um projecto para intervir na sua comunidade, que resolva ou promova a melhoria de um problema social, ambiental, cultural, saúde ou outro. Propomos unir pessoas com níveis diferentes de vivência e de experiência de modo a possibilitar o aconselhamento e troca de experiências”, precisa.

O passo seguinte é colocar no terreno as aprendizagens, executando as soluções que idealizaram na comunidade.

A última fase é a Celebração, onde se irá realizar uma mostra pública das ideias desenvolvidas na comunidade, criar um manual da metodologia de liderança emocional para disseminação noutros concelhos e com outros jovens.

“Este é um projecto para capacitar os jovens para a promoção da cidadania. Eles sentem, muitas vezes, que a sua voz não é ouvida e esta é uma forma de poderem dar o seu contributo”, reforça.

O programa prevê um investimento de 28.700 euros, dos quais 21.300 euros foram atribuídos pelo Prémio Caixa Social.

A Escola das Emoções vai agora criar uma rede de parceiros, para completar o valor que falta.

O projecto Sons na Eira da SAMP, de Leiria, foi também premiado na Inclusão Social e Solidariedade.