Sociedade

Escola das Emoções e Ludotempo distinguidas com Prémio BPI Fundação ”la Caixa”

26 set 2025 15:06

Organizações de Leiria entre as 40 a nível nacional que irão receber financiamento para projectos na área da infância

escola-das-emocoes-e-ludotempo-distinguidas-com-premio-bpi-fundacao-la-caixa
Prémio contempla projectos na área da infância
Ricardo Graça/Arquivo

A Escola das Emoções e a Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar, ambas de Leiria, foram distinguidas pela edição deste ano do Prémio BPI Fundação ”la Caixa”, com financiamento que lhes permitirá desenvolver projectos na área da infância.

A Ludotempo irá receber 66.626 euros, verba que será aplicada na criação de materiais didácticos e na realização de “sessões que permitam um maior envolvimento escolar, desempenho e bem-estar emocional”.

Já a Escola das Emoções foi contemplada com 46.080 euros, destinado a um projecto que irá promover sessões de meditação com abordagem lúdica para crianças do pré-escolar e que pretende também envolver pais e educadores para “fortalecer a auto-regulação e a literacia emocional”.

A nível nacional houve 40 projectos financiados, com o montante global de 1,4 milhões, que vão apoiar cerca de 33 mil crianças e jovens.

Entre os premiados encontram-se projectos de inclusão de crianças e jovens migrantes, acções de combate à discriminação, iniciativas de apoio a novas mães, cursos de parentalidade positiva, apoio terapêutico e programas de desporto inclusivo, entre outras respostas sociais.

“O objectivo é quebrar o ciclo de pobreza, facilitar o desenvolvimento e empoderamento, e potenciar a família como eixo de acção sócio-educativa”, assinala um comunicado da Fundação La Caixa.

Desde 2019, ano de lançamento deste prémio, já foram apoiados 234 projectos no valor de 7,8 milhões de euros, beneficiando mais de 77 mil crianças e adolescentes.