Sociedade

Escavações na Telhada recuperam casa da época romana

25 jun 2016 00:00

Câmara de Pombal retomou a investigação arqueológica em Vermoil

escavacoes-na-telhada-recuperam-casa-da-epoca-romana-4498
Daniela Franco Sousa

Há 18 anos, no âmbito da sua tese de doutoramento, João Pedro Bernardes achava no lugar da Telhada, na Freguesia de Vermoil, as fundações de uma habitação que terá sido usada desde o ano I d.C. até 1000 d.C. Há cerca de duas semanas, a Câmara de Pombal retomou as investigações do achado arqueológico da época romana.

O objectivo, explica Diogo Mateus, presidente da autarquia, e Pilar Reis, investigadora convidada pelo município, e coordenadora do projecto, é retomar as escavações, registar os achados, sinalizar a área, divulgar a informação no site da autarquia e promover a descoberta, tirando partido da proximidade de património similar da região.

Depois de em 1998 João Pedro Bernardes ter achado esta habitação romana no lugar da Telhada, a câmara acabou por adquirir a propriedade, mantendo a descoberta tapada, para garantir a protecção do património.

Mais recentemente, o investigador voltou a ser contactado pelo município, para retomar o trabalho deixado em Pombal, mas já o arqueólogo estava envolvido noutras actividades na Universidade do Algarve. Eis que aceita o desafio a investigadora Pilar Reis, experiente noutras investigações arqueológicas de achados romanos.

No lugar da Telhada, assim chamado devido a existência de vários fragmentos de cerâmica espelhado pelos terrenos agrícolas, João Pedro Bernardes tinha encontrado as fundações desta habitação romana, que acreditava ter sido habitada durante mil anos, tais eram as diferentes características dos materiais e as diversas remodelações a que o imóvel parece ser sido sujeito.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo