Sociedade

Escavações na Maceira procuram novas pistas sobre última era do gelo

8 jul 2021 20:04

Projecto coordenado por investigadora do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa dá continuidade a escavações feitas em 2009.

Escavações pretendem recuperar mais artefactos e reunir mais informação sobre a ocupação do território
Escavações pretendem recuperar mais artefactos e reunir mais informação sobre a ocupação do território
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Há cerca de 20 mil anos, na recta final do Paleolítico Superior, a Terra sofreu uma alteração climática significativa. A temperatura baixou “entre 8 a 10 graus centígrados” e deu-se início ao período climático designado por último máximo glacial.

Apesar da importância desta fase de transição, este é um período da história “pouco conhecido na sequência crono-cultural do sudoeste europeu”.

Mas, na freguesia de Maceira, em Leiria, há um local que pode trazer novas pistas sobre a forma como o Homem enfrentou esse desafio e se adaptou às alterações climáticas. Esse é, pelo menos, o desejo da equipa envolvida nas escavações arqueológicas no Sítio Portelas II, em Vale da Gunha.

Coordenados por Cristina Gameiro, investigadora do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (Uniarq), os trabalhos começaram no dia 21 de Junho e vão prolongar-se até ao próximo dia 16.

A arqueóloga explica que a campanha vem no seguimento da escavação preventiva realizada em 2009, durante a abertura de uma vala de saneamento. Na ocasião, foram identificados e recuperados “artefactos em pedra lascada atribuídos ao Paleolítico Superior”, ou seja, “produzidos e utilizados no local

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ