Sociedade

ESAD.CR reúne profissionais, investigadores e pedagogos da Tipografia e Design de Tipografia

25 nov 2021 19:08

Iniciativa decorre nas Caldas da Rainha a partir desta sexta-feira, dia 25, até dia 27 de Novembro

esadcr-reune-profissionais-investigadores-e-pedagogos-da-tipografia-e-design-de-tipografia

Reencontro é o mote do 11.º Encontro de Tipografia que vai decorrer entre esta sexta-feira e sábado, dias 25 e 27 de Novembro, no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha.

Realizado de ano para ano em diferentes instituições portuguesas de ensino superior, o evento é este ano promovido pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), reunindo profissionais, investigadores, pedagogos, estudantes e parceiros da indústria da Tipografia e Design de Tipografia, informa uma nota do Politécnico de Leiria.

A iniciativa inclui conferências de oradores convidados, comunicações revistas por pares (peer-reviewed), oficinas e exposições, sendo realizado de ano para ano em diferentes instituições portuguesas de ensino superior.

O objectivo do encontro é reunir os principais interlocutores a nível nacional e internacional, na área da Tipografia e Design de Tipografia, cruzando a divulgação de conhecimento técnico e científico com a discussão, aprendizagem, inspiração e pensamento crítico em torno da utilização e representação visual das letras.

A primeira edição do Encontro de Tipografia ocorreu há 11 anos na ESAD.CR, tendo reunido então professores, estudantes e profissionais em torno do tema “O ensino da tipografia em Portugal”. Este ano, perante os desafios que a atual conjuntura mundial impõe, a organização do evento propõe um “Reencontro”. O tema centra-se assim no prefixo “Re”, que denota repetição, reforço e recuo, propondo um convite a repensar, reinscrever e reformar atuais modelos teóricos e práticos de design.

O 11.º Encontro de Tipografia começa com a realização de workshops na ESAD.CR, no dia 25, a partir das 10 horas, sobre as temáticas “Animação de Variable Fonts”, “Exploring New Hadwriting Latin Script Styles”, “Introdução ao Design de Tipografia”, “O Homem do Saco”, “SLOType Take a Spin in Agile Type Design”, “TIMOS Experiência Modular” e “Design e Produção de Fontes Variáveis”.

Já no dia 26 de Novembro, às 9:45 horas, tem lugar a sessão de boas-vindas no Pequeno Auditório do CCC, seguindo-se um dia repleto de conferências, que terminam pelas 18 horas. O dia encerra com um jantar às 20 horas.

No último dia do Encontro de Tipografia realizam-se distintas comunicações. A sessão de encerramento está agendada para as 18 horas, à qual se segue a realização da Assembleia Geral da ATIPO - Associação de Tipografia de Portugal.

A 11.ª edição do Encontro terá um formato híbrido, online e presencial.

De forma a assegurar o distanciamento social, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia, a participação presencial nas conferências será limitada à lotação da sala, de acordo com as normas da Direcção-Geral da Saúde em vigor à data do evento.