Sociedade

Erupção explosiva do vulcão submarino em Tonga com impacto em Peniche

16 jan 2022 18:19

IPMA refere alterações de 39 centímetros ao nível do mar de Peniche

erupcao-explosiva-do-vulcao-submarino-em-tonga-com-impacto-em-peniche

Na sequência da erupção explosiva do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apa, ocorrido no dia 15 de Janeiro de 2022 na proximidade das ilhas Tonga, foi gerado um tsunami que afectou particularmente as ilhas Tonga e vários outros países com costas próximas, com algum nível de destruição costeira, embora sem vítimas mortais conhecidas, refere uma nota divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o IPMA, este tsunami, gerado no oceano Pacifico, propagou-se pelos vários oceanos, incluindo o Atlântico, que banha Portugal, tendo-se observado variações do nível do mar em praticamente todas as estações maregráficas em operação na costa portuguesa, variações essas com amplitudes inferiores a meio metro.

Os sinais atmosféricos da explosão foram registados pouco depois das 00 horas de hoje, tendo nas horas seguintes sido observadas alterações no nível do mar.

O sinal de maior amplitude, cerca de 40 centímetros (cm), foi registado em Ponta Delgada, Açores, tendo o fenómeno sido observado na ilha da Madeira (20 cm medidos no Funchal) e no Continente, aqui genericamente os valores foram inferiores a 20 cm, com excepção de Peniche, onde foram medidos 39 cm.

A origem destes registos está relacionada com a onda de choque atmosférica resultante da explosão no vulcão, a qual se propagou pelo globo, gerando condições particulares sobre os oceanos que potenciam a geração de um tsunami, neste caso designado por meteo-tsunami de origem vulcânica.

O IPMA está a acompanhar o desenvolvimento da situação.