Conteúdo Comercial

EPAMG – 30 anos ao serviço do Ensino Profissional

28 abr 2022 18:17

Somos, desde sempre, uma escola que aposta no empreendedorismo, que se associa à sustentabilidade ambiental, e que acredita nos mais jovens como força motriz do futuro

epamg-30-anos-ao-servico-do-ensino-profissional
Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG)
DR

Em outubro de 1991 nasceu, na icónica Praça Stephens, no coração da Marinha Grande, a EPAMG.

Com ela nasceu também o sonho de fazer crescer a região através da formação de técnicos qualificados nas áreas profissionais de interesse económico para a região.

A casa da EPAMG, que outrora viu entre as suas paredes a Fábrica de Vidro, à volta da qual a cidade foi crescendo, encheu-se de risos e sonhos de jovens ávidos de conhecimento.

A Decoração de Vidro foi um dos cursos de abertura desta escola, fazendo com que pairasse no ar a história e a herança cultural da nossa localização.

Este curso fez-se acompanhar da Gestão, da Eletrónica e Automação e do Turismo, setores em franco crescimento no contexto regional, já na altura, e que juntos compuseram o cenário de abertura perfeito para aquele que viria a ser um percurso de sucesso.

O orgulho tem vindo a ser a palavra de ordem desde o primeiro dia, não fosse esta uma escola vencedora de inúmeros concursos, ao nível local, regional e nacional, ao longo dos anos!

E mesmo naqueles em que não venceu, a EPAMG fez questão de deixar a sua marca. Isto porque na aprendizagem, nem sempre é a vitória que mais conta mas sim o percurso para tentar chegar até ela!

Somos, desde sempre, uma escola que aposta no empreendedorismo, que se associa à sustentabilidade ambiental, e que acredita nos mais jovens como força motriz do futuro.

Promovemos dinâmicas com a comunidade, oferecemos aos vários parceiros jovens experientes que contribuem para o sucesso das empresas da região e fizemos questão de mostrar ao mundo que aquilo que se constrói sobre o vidro não se quebra com facilidade!

Somos mais do que as quatro paredes que sustentam o nosso edifício! Abrimos portas ao mundo através do projeto ERASMUS e demos asas aos nossos alunos para que pudessem voar para longe e mostrar que nesta pequena cidade, pequena em tamanho e com uma forte tradição histórica, se formam grandes pessoas.

Grandes o suficiente para trabalhar, para amar e para viver intensamente. Ao longo dos anos fomos percebendo que o sucesso dos nossos alunos se constrói através do sucesso da sua relação com a escola e da escola com eles, através do desenvolvimento sócio afetivo e da empatia, sem os quais não há sucesso profissional.

O tempo trouxe-nos sabedoria e com ele veio a certeza de que a área profissional da Eletrónica continua a ser importante para mantermos o foco e a luz acesa nas nossas vidas e nas vidas dos nossos parceiros que continuam a contar com os nossos técnicos.

O cabeleireiro, que se juntou a nós mais recentemente, fruto da inserção desta saída profissional do referencial de formação da ANQEP, e que nos veio ajudar a trabalhar a beleza exterior e veio complementar na perfeição o trabalho que temos vindo a desenvolver na formação da beleza interior, formando técnicos(as) qualificados(as) nesta profissão; Os(As) animadores(as) socioculturais, curso com uma forte história e tradição na nossa escola, preenchem com bastante alegria em todas as fases da nossa vida, desde a primeira infância até à terceira idade. Enchem os corredores de música, emoção e palavras de motivação.

E quem seríamos nós sem a Comunicação, que está presente na nossa oferta desde alguns anos? Crucial para a nossa sobrevivência desde os primórdios da humanidade, sem ela seria impossível colocar por palavras ou imagens tudo aquilo que nos move, nos motiva e nos mantém de olhos postos no futuro.

E não nos podemos esquecer dos moldes, indústria em constante mudança e evolução, com uma forte presença no tecido empresarial da região, que são quem nos ajuda a moldar corações e a manter a “máquina” a funcionar, desenhando parte do molde do nosso sucesso e formando os tão necessários técnicos nesta área.

E o Turismo, que nasceu connosco e cresce connosco, porque desde sempre sabemos que os sonhos não devem confinar-se entre quatro paredes e precisamos sempre de os deixar viajar, dentro e fora da nossa região e país, com inúmeras parcerias ao nível local, nacional e internacional.

Este ano letivo iremos partilhar e adquirir conhecimentos com um nosso parceiro na Grécia, Itália e Espanha!

De olhos postos no futuro e atenta às necessidades do mercado e preferências dos jovens, a EPAMG irá sempre preparar-se para disponibilizar novos cursos, mantendo-se relevante e surpreendente a cada ano que passa!

Apesar de se manter adolescente, a EPAMG não esquece o adulto, trabalhando de igual forma para o enriquecimento das suas competências com o apoio do seu Centro Qualifica e das Unidades de Formação de Curta Duração.

O Centro Qualifica da EPAMG é um centro especializado na educação e formação de jovens e de adultos. Nos últimos anos tem vindo a afirmar-se na sua zona de atuação, permitindo melhorar os níveis de qualificação àqueles que deixaram, precocemente, a escola.

Aqui, fornecemos informação, aconselhamento e encaminhamento para ofertas educativas e formativas.

A dimensão mais visível do nosso Centro é o Processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) que deve ser encarado como uma oportunidade de os candidatos mostrarem o valor de toda uma vida de aprendizagens, tendo a possibilidade de convertê-las num diploma escolar, de nível básico ou secundário.

No Centro Qualifica da EPAMG existe sempre uma nova oportunidade para aprender, mas também para progredir e é muito gratificante ver os adultos, que passam por este Centro, que, com qualidade, têm melhorado a sua qualificação.

Aqui, valorizamos e certificamos competências adquiridas na escola da vida!

Ao fim de 30 anos a EPAMG finalmente descobriu a adolescente que quer ser.

Descobriu que a vida e a casa se fazem não só de uma pessoa ou circunstância, mas sim do conjunto de pessoas, lugares, condições e vontades.

Sonhadora, dinâmica, irreverente, amiga, mas acima de tudo livre!

Livre para continuar a crescer e livre para se manter sempre adolescente, tal como tu! Vem ser livre connosco.

EPAMG - a motivar para o sucesso desde 1991!

Patrícia Rosa (Diretora)

Artigo escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990