Sociedade

Entregue 15 quilos de material recicláveis e receba um ecoponto de 30 litros

23 nov 2020 14:38

Campanha ambiental lançada pela Câmara de Pombal, com parceria da Valorlis

entregue-15-quilos-de-material-reciclaveis-e-receba-um-ecoponto-de-30-litros
Entregue 15 quilos de material recicláveis e receba um ecoponto
James Lee@Unsplash

Numa acção de educação ambiental, Pombal desafia a população a contribuirem com 15 quilogramas de materiais recicláveis (papel, vidro, embalagens de plástico e metal), recebendo em troca um Ecobag (ecoponto de 30L), como incentivo à separação e reciclagem de resíduos em casa.

A iniciativa é dinamizada pela Unidade do Ambiente do município, em parceria com a Valorlis e integra a Semana Europeia da Prevenção e Resíduos que decorre de 25 a 27 de Novembro, entre as 10 e as 17 horas, no Edifício Manuel Henriques.

Fomentar a prevenção da produção de resíduos na origem e aumentar as taxas de separação e reciclagem de resíduos no concelho, são os principais objectivos da Câmara ao realizar esta acção baptizada Uma tonelada de oportunidades

Além disso, a autarquia pretende recolher e encaminhar para reciclagem uma tonelada de resíduos, com o apoio da população, que será premiada pela implementação de boas práticas em termos de gestão de resíduos.

A Semana Europeia para a Redução de Resíduos é a maior campanha de sensibilização para a prevenção de resíduos, realizada em mais de três dezenas de países europeus. Impulsionados por autoridades públicas locais e regionais, reúne cidadãos, escolas, empresas, ONG e associaçõesque organizam actividades de sensibilização para a redução de resíduos.

Tendo em conta o contexto de pandemia SARS-CoV-2, é obrigatório uso de máscara de protecção individual, medidas de higienização e cumprimento da etiqueta de respiratória e distanciamento social, por parte de todos os intervenientes.