Sociedade

Engenheira de Leiria é vice-presidente de empresa alemã e conselheira do Governo

2 abr 2021 18:00

Helena Alves lidera área de I&D de multinacional que emprega mais de duas mil pessoas.

engenheira-de-leiria-e-vice-presidente-de-empresa-alema-e-conselheira-do-governo
Doutorada em ciências dos materiais, Helena Alves é detentora de várias patentes
DR
Maria Anabela Silva

Em criança, Helena Alves sonhava ser arqueóloga, mas com o passar do tempo o gosto pela tecnologia e pela ciência foi ganhando espaço. Terminado o ensino secundário, na escola Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, ingressou no curso de engenharia química, no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa.

Com 24 anos era já assistente científica e de investigação naquele instituto e, aos 26, iniciou o doutoramento em Materiais e Corrosão integrada numa cooperação entre o IST e a Dortmund Universität, na Alemanha, com bolsa de estudo, atribuída pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica.

Actualmente, é vice-presidente sénior para a Investigação e Desenvolvimento (I&D) na VDM Metals, empresa multinacional alemã que se dedica à produção de ligas metálicas de alta performance (níquel, cobalto, zircónio e aços especiais) e que emprega mais de duas mil pessoas em todo o mundo.

Desde 2020, integra o conselho de curadores do Bundesanstalt für Materialforschung und Prüfung, organismo do Ministério Alemão Federal da Economia e da Energia (Bundesministerium für Wirschaft und Energie), que tem por objectivo aconselhar estas duas instituições onde se deve investir, sobretudo, nas áreas dos materiais e tecnologias. Aqui, recorre aos seus profundos conhecimentos e vasta experiência na área da inovação e procura “antecipar” que materiais serão necessários para a indústria nos próximos anos.

“O que mais me entusiasma é a inovação, desenvolver soluções novas e antecipar as tendências em termos de materiais e de tecnologia”, afirma Helena Alves, que trabalha no desenvolvimento e optimização de materiais de “alto padrão” para as indústrias: química, petroquímica, petrolífera, ambiental, farmacêutica, aeroes

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ