Economia

Empresas da região investiram 216 mil euros para apoiar estudantes do ensino superior

1 fev 2022 09:00

Iniciativa do Politécnico de Leiria e das associações empresariais Nerlei e Cefamol vai ter nova edição

empresas-da-regiao-investiram-216-mil-euros-para-apoiar-estudantes-do-ensino-superior
Desde a assinatura do protocolo foram atribuídas 223 bolsas
Ricardo Graça/Arquivo

As empresas da região estão a ser desafiadas a associar-se à nova edição do Bolsas + Indústria, programa promovido pelo Politécnico de Leiria e pelas associações empresariais Nerlei e Cefamol.

A iniciativa visa a atribuição de bolsas aos melhores estudantes e o desenvolvimento de actividades conjuntas que proporcionem um contacto mais próximo com o tecido empresarial e, desta forma, promovam a integração no mercado de trabalho.

Desde a data de assinatura do protocolo (2013) foram já atribuídas 223 bolsas, representando um apoio que ascende a 216 mil euros por parte de 62 empresas da região de influência das várias escolas do Politécnico de Leiria.

Este é um programa único no nosso país, que permite estabelecer uma aproximação entre as indústrias, os estudantes, professores e investigadores, e criar formas de cooperação tendo em vista o aproveitamento recíproco das suas potencialidades científicas, técnicas e humanas, criando-se sinergias de transmissão de conhecimento entre o meio empresarial e o meio académico, que potenciem a investigação e a inovação”, afirma Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, citado em nota à imprensa.

Para as empresas é muito relevante a adesão a este programa, na medida em que é uma forma privilegiada de aproximação ao sistema científico e tecnológico e de ensino superior. A possibilidade dos estudantes, bem como os seus professores, poderem ter contactos com a realidade empresarial é seguramente um factor de desenvolvimento de competências e conhecimento mútuo do qual todos beneficiam”, defende António Poças, presidente da Nerlei.

Esta iniciativa permite, por um lado, valorizar o desempenho dos estudantes e, por outro, criar uma maior interacção e ligação com as empresas que investem nesta iniciativa. Tendo como génese a aproximação da academia à indústria, a mesma apoia as empresas a enfrentar novos desafios que só com conhecimento e novas competências poderão ser ultrapassados”, refere por sua vez João Faustino, presidente da Cefamol.

A manifestação de interesse das empresas pode ser formalizada até ao dia 7 de Fevereiro, através do preenchimento do formulário online disponível em https://maisindustria.ipleiria.pt/edicao-2021-2022/. As empresas devem indicar o curso e ano que pretendem premiar.

Os estudantes serão seriados no início do segundo semestre, considerando o mérito e as áreas de formação com interesse expresso pelas empresas aderentes.

As experiências de imersão em contexto empresarial e o desenvolvimento de projectos poderão ter início em Abril próximo.

As empresas poderão direccionar o seu apoio a estudantes de licenciatura ou de mestrado. No primeiro caso, cada empresa pode atribuir uma ou mais bolsas a estudantes de licenciatura, de qualquer curso do Politécnico de Leiria, direccionando a sua oferta para diferentes anos do respectivo plano de estudos.

O valor das bolsas para estudantes do 1.º ano é de 500 euros, para estudantes do 2.º ano de 600 euros, e para estudantes do 3.º ano (ou do 4.º ano quando se aplique) de 700 euros.

Por sua vez, as empresas interessadas em aderir ao programa Mestrados + Inovação devem submeter aos coordenadores de curso as suas propostas de temas de dissertação/do trabalho de projecto/relatório de estágio do projecto aplicado, a desenvolver no 2.º ano do(s) mestrado(s) selecionado(s), comprometendo-se a apoiar o estudante seleccionado com um valor pecuniário de três mil euros.