Economia

Empresário natural de Leiria constrói "maior" centro Porsche em França

29 mar 2021 12:08

Investimento de dez milhões de euros de Grupo Saint Germain.

empresario-natural-de-leiria-constroi-maior-centro-porsche-em-franca
Futuro centro Porsche de Poissy deverá ficar concluído até Outubro de 2021
DR
Maria Anabela Silva

O Grupo Saint Germain, liderado por Carlos de Matos, empresário de Leiria que desenvolve actividade em França desde a década de 1970, vai construir “o maior” centro de distribuição da Porsche em França. O edifício nascerá em Poissy, a norte de Paris, e representará um investimento superior a dez milhões de euros.

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, Carlos de Matos adianta que esta oportunidade de negócio surgiu na sequência de uma outra obra realizada pelo grupo para a marca alemã em França, há cerca de cinco anos. “A Porsche encontrou em nós um parceiro de confiança e voltou a contratar-nos, agora para um projecto de maior dimensão”, refere.

O empresário adianta que o edifício, a construir num terreno com cerca de 12 mil metros quadrados, será propriedade do Grupo Saint Germain, que depois o arrendará à Porsche por dez anos, com a possibilidade de renovação por igual período.

“O espaço é nosso, mas todo o projecto teve de ter o aval da casa-mãe [Porsche]”, sublinha Carlos de Matos, adiantando que a obra deverá começar em Julho e ser inaugurada em “Setembro ou Outubro de 2022”.

Com uma área coberta de aproximadamente oito mil metros quadrados, o edifício terá, além da área de stand, um espaço para carros usados e exposição de clássicos, oficina para serviço de pós-venda, loja de peças, centro de formação para os colaboradores da marca em França e um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para cerca de 200 viaturas.

Este novo conceito de centro de distribuição contempla também a criação de uma oficina de reparação de baterias, a pensar no desenvolvimento das viaturas eléctricas e híbridas. As próprias instalações estarão, aliás, “equipadas com painéis solares” para a produção de energia para carregar as baterias dos carros, revela Carlos de Matos.

O alvará de construção do centro foi assinado recentemente, numa cerimónia realizada na Câmara de Poissy onde, segundo o Lusojornal, esteve presente o presidente da Câmara da cidade, o presidente da Porsche France, o director da Porsche Distribuition e o director do Grupo Saint Germain, Carlos de Matos (filho).