Sociedade

Empresário de Leiria e filho morrem em queda numa fossa na Chamusca

1 fev 2020 23:05

Lisotel, Tubofuro e Captágua eram alguns dos investimentos de Rui Cordeiro, também proprietário da Herdada da Galega, onde ocorreu o acidente desta tarde.

empresario-de-leiria-e-filho-morrem-em-queda-numa-fossa-na-chamusca
Acidente ocorreu na Herdade da Galega, na Chamusca, e fez três vítimas mortais
DR

Proprietário do Lisotel e da Captágua, entre outros investimentos, o empresário de Leiria Rui Duarte Cordeiro e o filho Gonçalo Duarte são duas das três vítimas mortais do acidente ocorrido esta tarde numa exploração pecuária na Chamusca.

A terceira vítima era um dos trabalhadores da Herdade da Galega, localizada neste concelho do distrito de Santarém, propriedade do empresário de Leiria.

As operações de resgates foram dadas por terminadas há momentos. O acidente ocorreu por volta das 15:30 horas e provocou ainda ferido grave, um jovem com cerca de 20 anos, foi encaminhada para o hospital de Santarém. De acordo com o Correio da Manhã, o acidente terá acontecido quando o encarregado da suinicultura estava dentro da fossa em trabalhos de limpeza. O jornal conta que, nesse momento, terão começado a entrar dejectos de suínos na fossa e o trabalhador acabou por ficar inconsciente devido aos gases.

Rui Cordeiro terá ido em socorro do funcionário, mas acabou por também por ficar retido na fossa, o mesmo terá acontecido com o filho mais velho do empresário, que terá tentado ajudar as duas vítimas. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, durante o acidente uma quinta pessoa - uma mulher de cerca de 25 anos que será familiar das vítimas - terá sido acometida de uma doença súbita e foi assistida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no local.

A Herdade da Galega ocupa cerca de mil hectares e, além de uma exploração pecuária, dispõe de alojamento rural. Este era um dos vários investimentos de Rui Cordeiro, que tinha também negócios no Brasil na área da criação de gado.

Na região, era proprietário do Lisotel Hotel & SPA, na Ortigosa, e das empresas Captuágua e Tubofuro.