Economia

Empresa de Leiria em projecto pioneiro para produção de hidrogénio verde

9 out 2020 19:06

PRF vai fornecer um investimento da Galp no concelho do Seixal

empresa-de-leiria-em-projecto-pioneiro-para-producao-de-hidrogenio-verde
Paulo Ferreira, fundador da PRF
Ricardo Graça

Um dos primeiros projectos em Portugal de produção de hidrogénio verde e injecção de gases renováveis na rede de gás natural está a ser desenvolvido por uma empresa de Leiria, a PRF, que tem como cliente o grupo Galp, através da concessionária Setgás, a operar nos distritos de Santarém e Setúbal.

Na Estratégia Nacional para o Hidrogénio, apresentada este ano pelo Governo, entre os projectos em curso, consta o projecto que se encontra a ser desenvolvido pela PRF e a empresa de Leiria confirmou ao JORNAL DE LEIRIA que o objectivo é conseguir o arranque, no terreno, até ao final do ano.

Em causa, a produção de hidrogénio verde com o apoio de painéis solares fotovoltaicos para injectar numa rede de gás natural que serve habitações e algumas indústrias no concelho do Seixal.

Visto como essencial no esforço para descarbonizar a economia, no âmbito do Acordo de Paris, o hidrogénio é obtido através da separação do oxigénio na água, pelo processo químico conhecido como electrólise. Se a electricidade utilizada tem origem em fontes renováveis, então a energia produzida não emite dióxido de carbono. Daí a designação hidrogénio verde.

No Seixal, está prevista a instalação de um electrolisador com 50 kW de potência para produzir cerca de 1kg/hora de hidrogénio, num investimento de 500 mil euros. Trata-se de um projecto-piloto que visa começar a injecção de hidrogénio na rede, misturado com gás natural, em pequenas percentagens, o que vai permitir avaliar o impacto nas infraestruturas e nos equipamentos de queima – por exemplo, caldeiras – existentes nas habitações e indústrias.

Liderada por Paulo Ferreira, a PRF, com instalações em Alcogulhe, tem desde há dois anos uma unidade de negócio focada no hidrogénio verde. A empresa é especialista em projectos chave- na-mão para o mercado dos gases combustíveis, desde a engenharia e desenvolvimento até ao momento da construção e manutenção de infra-estruturas.