Viver

Empresa de Leiria ajudou a criar o som do remake do filme Dune

20 out 2021 11:47

É uma das películas mais aguardadas dos últimos tempos

O filme Dune, protagonizado por Timothée Chalamet e realizado por Denis Villeneuve, tem um dedo da startup Sound Particles, de Leiria.

Os ambientes de áudio, desta superprodução que estreia amanhã, em Portugal, foram, em parte, criados pelo software da empresa, que desenvolveu um software de áudio 3D, que aplica computação gráfica ao som.



Dune é um remake da história de Paul Atreides, um jovem guerreiro, que viaja para o planeta desértico Dune, onde é produzida "a especiaria", uma substância que possibilita "viajar sem sair do lugar" e que permite ao Império Galáctico controlar milhares de mundos.

"Quem controla a especiaria, controla o império". Será este jovem o esperado Messias que irá libertar Dune e transformá-lo num paraíso?

O livro de Frank Herbert com o mesmo nome, já foi adaptado ao cinema em 1984, por David Lynch, que criou uma das mais reconhecidas obras-primas do cinema.

Com quase cinco anos de existência, o software da Sound Particles é utilizado nos maiores estúdios de Hollywood e em produções bem conhecidas como Game of Thrones, Star Wars ou mais recentemente - Dune.
 
A startup foi fundada em 2016, por Nuno Fonseca, e hoje conta já com uma equipa de mais de 20 pessoas no desenvolvimento do produto utilizado por estúdios de cinema, de criação de jogos e mais recentemente de produção de música.