Sociedade

Empresa de Artur Machado recupera monumento emblemático em Paris

21 mar 2020 13:16

Natural de Leiria, engenheiro lidera CentralPose que está a requalificar Les Invalides.

empresa-de-artur-machado-recupera-monumento-emblematico-em-paris
Maria Anabela Silva

O palácio nacional Les Invalides, um dos monumentos mais importantes de Paris que alberga o Museu do Exército e a sepultura de Napoleão, está a ser requalificado, com um vasto programa de trabalhos que se vai prologar ao longo de mais de dois anos. Uma das empreitadas encontra-se cargo da CentralPose, que integra a holding Machado e Filhos, grupo liderado por Artur Machado, engenheiro civil natural de Leiria.

Esta empresa de obras públicas já tinha estado envolvida nas obras do Stade de France e na requalificação de La Place de la République, ambas na capital francesa.

“É muito importante para nós participar nestas grandes obras. Les Invalides é considerado um dos símbolos de França e La Place de la République ganhou um simbolismo muito grande depois dos atentados de Paris. Agora, muitos dos actos públicos são feitos ali”, conta o empresário, que é presidente do Conselho de Administração da CentralPose.

Nascido há 54 anos no “hospital velho de Leiria”, Artur Machado ficaria pouco tempo em Portugal. A família, originária de Vale Maior, uma pequena povoação encaixada entre Santa Catarina da Serra e Chaínça, partiria pouco depois para França, radicando-se em Saint- -Maur des Fossés, que naquele tempo - década de 60 do século XX – era refúgio de muitos portugueses que fugiam à ditadura e à pobreza.

Artur Machado viria a forma

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ