Opinião

Empreendedorismo - A identidade do distrito de Leiria

10 abr 2016 00:00

Sabemos que o distrito de Leiria foi criado em 1835, segundo uma lógica centralizada de agregação de municípios.

empreendedorismo-a-identidade-do-distrito-de-leiria-3677

 Diz-se que foi a solução possível para uma zona difícil de integrar e conjugar. O peso da influência de Coimbra e Lisboa contribuíram para essa dificuldade, especialmente a atracção à capital.

Hoje o distrito serve politicamente para eleger deputados e pouco mais. Sabemos que o desenvolvimento social e económico depende do desenvolvimento democrático das sociedades.

Por isso temos de melhorar a nossa organização democrática distrital e ir além da mera eleição de representantes na Assembleia da República. Desde tempos medievais, anteriores à reconquista portuguesa, diz-se que Leiria seria “terra de ninguém”.

O povoamento seguinte, apesar de ter criado algumas vilas que se transformariamem cidades importantes, foi diluído e disperso pelo território.

Na sua génese Leiria não conseguiu ser um polo urbano de população numerosa, pois a maioria da população habitava nas freguesias e lugares rurais, explorando os recursos naturais locais. Ainda hoje isto se sente no território.

Era assim em Leiria como na maioria das restantes capitais de concelho da região. Apesar do distrito de Leiria ser delimitado, pela serra e pelo mar, sempre foi um local de passagem fácil, uma terra de transição.

Sempre foi um espaço dinâmico, de grandes migrações de pessoas e de forte empreendedorismo, tanto na terra como no mar, tanto nas serras como nos pinhais e vales agrícolas recuperados e valorizados por mão humana.

Mais que procurar a distinção entre quem vive no interior ou litoral, espaços urbanos ou rurais, para procurar identidades contrastantes, bairristas e que criam divisão, podemos e devemos optar por identificar as características comuns que de facto existem.

Micael Sousa

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integraldeste artigo