Economia

Embarcação de apoio à aquicultura reforça capacidade operacional da Oceano Fresco

10 mar 2022 12:50

Ministro do Mar participa na cerimónia de lançamento à água, esta quinta-feira ao início da tarde em Peniche

embarcacao-de-apoio-a-aquicultura-reforca-capacidade-operacional-da-oceano-fresco
Empresa tem maternidade de bivalves e um laboratório para investigação de desenvolvimento
DR

A empresa Oceano Fresco lança hoje à água uma embarcação de apoio à aquicultura que reforça a sua capacidade operacional no cultivo sustentável de bivalves em mar aberto.

A cerimónia terá lugar às 15:30 horas, em Peniche, e conta co a presença do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, entre outras entidades.

Segundo nota do gabinete do ministro do Mar, a construção da embarcação Oceano Fresco I, que levou dois anos, recebeu o apoio financeiro do Programa Operacional Mar2020.

Em Agosto de 2020, a empresa iniciou a produção de sementes de amêijoa no Centro Bio Marinho na Nazaré, “um projecto pioneiro a nível europeu, que incluiu a maternidade dos bivalves e um laboratório para investigação de desenvolvimento”.

A empresa da Nazaré tem também um viveiro industrial de bivalves, que ocupa uma área de 100 hectares de mar aberto, ao largo de Lagos, e que “é único no mundo por produzir estes organismos em mar aberto”.

Naquela nota, o ministério lembra que as Nações Unidas declararam 2022 Ano Internacional da Pesca Artesanal e Aquicultura.

“Para aumentar a capacidade de resposta aos desafios relacionados com o consumo de pescado e da conservação dos recursos, o desenvolvimento da aquicultura sustentável é um tema prioritário da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030”.

“É, ainda, uma actividade central na estratégia europeia Do Prado ao Prato, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu”.

Já o Plano de Recuperação e Resiliência e o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura “contribuirão para o seu desenvolvimento cada vez mais sustentável, através do financiamento da inovação e de desenvolvimentos tecnológicos aplicados ao sector”.