Viver

Em Outubro, em Leiria, haverá sete Pontes de Contacto a ligar margens de criatividade

7 set 2020 09:26

Performance | Iniciativa da Rede Cultura 2027, no âmbito do Congresso O Futuro da Nossa Cidade

em-outubro-em-leiria-havera-sete-pontes-de-contacto-a-ligar-margens-de-criatividade
Ponte Bar será um dos palcos desta iniciativa
Ricardo Graça/Arquivo
Jacinto Silva Duro

No início de Outubro, as pontes da cidade de Leiria vão juntar não apenas margens, mas também pessoas de diferentes meios, culturas, origens ou mundos artísticos díspares.

Esta é uma ideia subjacente à iniciativa Pontes de Contacto, integrada no eixo programacional do congresso O Futuro da Nossa Cidade - Um Congresso em contínuo, da Rede Cultura 2027, entidade coordenadora da candidatura de Leiria a Capital da Cultura, que acontece de 9 de Maio a 24 de Outubro.

O objectivo é promover elos e aproximar pensamentos e pessoas, através de várias acepções e conceitos e da utilização simbólica das obras de arte de engenharia e arquitectura, que atravessam o Rio Lis.

Segundo a organização, a data marcada para atravessar estas pontes será o dia 5 de Outubro.

O Pontes de Contacto é um dos “projectos farol” do congresso, e promete distinguir Leiria como “cidade de pontes”, ela própria materializando-se numa ligações entre margens, unindo os vários territórios, as populações e ideias que constituem a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, promovendo mesmo novas pontes.

Ao todo, serão seis as ligações sobre o rio utilizadas, numa zona delimitada entre a Ponte Bar, nas traseiras do Museu de Leiria, dedicada à Arquitectura, e a ponte do açude, junto à Fonte Quente.

Para unir aquilo que obstáculos físicos, ideias ou espaços temporais afastam, foram convidados artistas e organizações, para criar performances em diversas áreas criativas.

A professora de Dança Clara Leão abordará a Dança, com o tema Gerações, o Atelier Parto ficará com a Arquitectura, num exercício baptizado Homem-Máquina, o projecto Bateria utilizará a música para ilustrar a Ligação Entre Culturas, a SAMP lanç

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ