Covid-19

Em menos de uma semana, voluntários de Leiria esgotaram vagas no estudo serológico sobre a Covid-19

16 set 2020 17:55

São ainda necessários candidatos no concelho de Óbidos na faixa etária abaixo dos 18 anos

em-menos-de-uma-semana-voluntarios-de-leiria-esgotaram-vagas-no-estudo-serologico-sobre-a-covid-19
Os voluntários podem inscrever-se através de registo no website www.painelcovid19.pt
DR

O Painel Serológico Nacional Covid-19 é promovido pelo Instituto de Medicina Molecular (IMM) com financiamento da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e do Grupo Jerónimo Martins. Pretende avaliar a prevalência da infecção pelo novo coronavírus no País.

Para o estudo, eram necessários 480 voluntários da zona de Leiria, de seis municípios. A amostra ficou completa em menos de uma semana. A excepção é o município de Óbidos e apenas na faixa etária abaixo dos 18 anos, em que ainda são admitidos candidatos.

Ao todo, a nível nacional, há vagas em 36 municípios.

O objectivo do Painel Serológico Nacional Covid-19 é determinar a proporção da população portuguesa que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, o que permitirá estimar a prevalência da infecção, através da realização de testes serológicos gratuitos, nos postos do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, empresa parceira do projecto.

A amostra será de 12 mil voluntários, distribuídos por diferentes regiões e grupos etários.

Os voluntários podem inscrever-se através de registo no website www.painelcovid19.pt e está também disponível uma linha de apoio com o número 808 100 062.