Sociedade

Em Caldas, há uma freguesia com moradores oriundos de 40 países

1 fev 2020 13:00

Dividida entre a cidade e o campo, a União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, em Caldas da Rainha, acolhe cidadãos provenientes de 40 países e dos cinco continentes.

em-caldas-ha-uma-freguesia-com-moradores-oriundos-de-40-paises
Freguesia de Santo Onofre e Serra de Bouro tem cerca de 13 mil habitantes, dos quais cerca de 730 são estrangeiros
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

O namoro entre Jean Pierre Hougas e Portugal começou há cerca de 20 anos. Desde o ano 2000, que, “sempre que tinha dois ou três dias disponíveis”, apanhava o avião e vinha a Lisboa “aproveitar o sol”. Mas foi por amor a uma portuguesa, natural de Caldas da Rainha, que este francês, nascido há 72 anos, se fixou em Santo Onofre, freguesia deste concelho.

A mudança aconteceu em 2008, já na fase final da sua carreira profissional como consultor e gestor de empresas e num momento em que estava “cansado” de viver numa grande cidade. “Andámos dois anos à procura de c asa em Peniche, Nazaré, Bombarral... Finalmente, chegámos às Caldas. É uma cidade maravilhosa. Jovem, turística, artística, musical e comercial”, descreve Jean Pierre, que esteve na fundação da secção da União dos Franceses no Estrangeiro para a zona entre a Ericeira e a Figueira da Foz, organização que presta apoio aos cidadãos francófonos que se fixem neste território. E, assegura este parisiense, são cada vez.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ