Sociedade

Em Alvados e Alcaria pare, descanse... e leia

25 fev 2017 00:00

Junta do concelho de Porto de Mós espalha mini-bibliotecas pela freguesia.

em-alvados-e-alcaria-pare-descanse-e-leia-5985
Maria Anabela Silva

Se as pessoas não vão à biblioteca, vai  a  biblioteca  até  às  pessoas. A pensar nisso, a União de Freguesias de Alvados e Alcaria, no concelho de Porto de Mós, está a instalar mini-bibliotecas em vários espaços públicos, nomeadamente em locais de lazer e de descanso.

Até ao momento, existem seis bibliopausas . Em Alcaria, funcionam junto ao lavadouro e a dois fontanários  (igreja  e  quintal  comunitário), enquanto em Alvados foram instaladas  na  zona  da  lagoa  e  no Chouso Verdeal, o parque verde criado junto à igreja. Há ainda uma na aldeia da Barrenta.  

E o que são as bibliopausas? Benvinda Januário, presidente da União de  Freguesias,  explica:  “São  pequenas casinhas em madeira, onde rotativamente  são  colocados  livros que integram o acervo da biblioteca pública da freguesia, que funciona  na  antiga  escola  primária”.

A ideia, acrescenta, foi colocá-las em sítios de paragem, “num convite à leitura”, com uma regra de utilização, inscrita no interior da bibliopausa: “para observar, ver, ler e deixar”. 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.