Sociedade

Eles são os novos guardiões da lagoa da Ervedeira

19 jun 2017 00:00

Crianças do Grou envolvidas em projecto de protecção ambiental.

eles-sao-os-novos-guardioes-da-lagoa-da-ervedeira-6625
Maria Anabela Silva

A lagoa da Ervedeira, uma pequena maravilha natural localizada junto à praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, pode, muito bem, ter ganho novos guardiões.

Referimo-nos aos 25 alunos que frequentam o Jardim de Infância e Escola Básica do 1.º Ciclo do Grou, que passaram este ano lectivo a estudar o ecossistema da lagoa, no âmbito de um projecto que chegou à fase final do concurso Ciência na Escola, promovido pela Fundação Ilídio Pinho.

Alunos que estão agora melhor preparados para proteger a lagoa e o meio ambiente em geral. Essa é a convicção de Ana Teresa Trincão, professora naquela escola, que destaca a evolução que os alunos registaram ao nível do conhecimento da lagoa, “uma beleza que têm perto de casa mas à qual não davam muito valor”, mas também da protecção do ambiente no geral.

“Se vêem lixo no chão vão apanhar. Dizem: 'não é a lagoa, mas é a nossa escola'. Têm a consciência de que todos os locais devem ser preservados”, conta. E o que aprenderam os meninos da escola do Grou sobre a Ervedeira?

Lara Quinta, aluna do 3.º ano, revela que ficaram a conhecer algumas das espécies de aves, peixes e anfíbios que ali habitam e que, através de alguns exemplares que vivem na lagoa, perceberam, com a ajuda de técnicos da associação ambientalista Quercus, que a água é de boa qualidade.

“Também conseguimos ver pelo tipo de bico se os pássaros comem insectos e são insectívoros ou grãos e são granívoros. E os musgos [liquéns] que estão nas árvores mostram que o ar é bom”, acrescenta Lara Quinta. Tiago Feteira, que frequenta o 4.º ano, explica que, para chegar a esses conhecimentos, participaram em várias acções, como observação de aves, construção de ninhos e comedouros, identificação de peixes e anfíbios e anilhagem de aves.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.