Opinião

Eis 2019…

12 jan 2019 00:00

Terá o Governo margem orçamental para satisfazer todas as reclamações, como já fez comos estivadores?

eis-2019-9696

Antes de mais, os tradicionais votos de um Bom Ano de 2019 para todos os leitores do Jornal deLeiria! Nesta minha primeira participação de 2019 entendi partilhar convosco, de forma breve, alguns temas, que na minha opinião vão marcar este ano.

GREVES
Terminámos o ano de 2018 com 47 avisos de pré-greve em vários sectores! Será uma tendência para manter em 2019, ano eleitoral? Terá o Governo margem orçamental para satisfazer todas as reclamações, como já fez comos estivadores?

DESCENTRALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NAS AUTARQUIAS
Depois do acordo “chapéu” entre o Governo e o PSD esperava-se que todo este processo, ambicionado há tanto tempo, pudesse ser mais rápido, claro e transparente. No entanto, continuam as trapalhadas, com diplomas publicados de forma avulsa, priorizando os menos relevantes e sem se continuar a saber qual o envelope financeiro que cabe a cada Município pela aceitação das respectivas competências, sendo que em 2021 deixa de ser opção e passa a ser imposição! Que não se perca mais uma oportunidade para se fazer um verdadeiro e efectivo processo de descentralização, onde se ganha substancialmente com a proximidade!

ELEIÇÕES EUROPEIAS
O primeiro grande desafio seria contrariar os níveis de abstenção que se verificam nas eleições europeias. Em 2014, em Portugal a participação ainda foi abaixo da média, 33,76%, ou seja, uma taxa de abstenção de 66,24%! Que não se façam destas eleições umas primárias das legislativas e se aproveite para discutir e debater a Europa e o seu futuro.

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS
Já diz o velho ditado que “o povo é quem mais ordena!”, por isso será a 6 de Outubro, em mais um sufrágio directo e universal, eleiç&otil

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ