Sociedade

Edifício Comendador vai nascer no quarteirão do antigo Grémio Literário de Leiria

8 mar 2018 00:00

Está prevista a criação de 23 apartamentos, com as obras a começarem ainda este mês.

Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Maria Anabela Silva

Depois da degradação que se acentuou nos últimos anos, o conjunto de edifícios localizado na esquina da Rua Comandante Almeida Henriques com Rua Machado Santos, em Leiria, onde em tempos funcionou o Grémio Literário e Recreativo, vai ganhar nova vida.

Adquirido no final de 2015 por uma empresa de Avelino Gaspar, fundador e presidente do Grupo Lusiaves, o bloco de prédios será transformado no Edifício Comendador, com a criação de 23 apartamentos.

De acordo com informações prestadas ao JORNAL DE LEIRIA pelos promotores, o projecto, da autoria do atelierSaraiva + Associados, prevê habitação de tipologias T1 a T4, todas com lugares de estacionamento.

Está também contemplada a criação de duas lojas “de referência”, sendo que, para já, não são divulgadas as marcas.

Sobre a filosofia inerente ao projecto, os promotores explicam que houve a preocupação de 'casar' o estilo original do projecto, desenhado por Camilo Korrodi, nas fachadas com a modernidade dos interiores.

“Logrou-se alcançar um elegante contraste entre o classicismo da fachada e a contemporaneidade dos interiores" referem, sublinhando a “particular atenção” dada ao desempenho energético, térmico e ambiental. Nesse sentido, estão previstas “as soluções mais modernas e inovadoras nesta matéria”.

A responsabilidade de consumar esse 'casamento' foi entregue ao atelier do conceituado arquitecto Miguel Saraiva, responsável por vários projectos premiados a nível nacional e internacional, onde se destacam, por exemplo, o Furnas Boutique Hotel, o Royal Óbidos Resort ou o Internacional El Ryad, na Argélia.

Trata-se do maior atelier de arquitectura do País, presente em 14 países de quatro continentes, que já foi considerado a 109.ª empresa do sector

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ