Economia

Economia cresceu 2,8% no primeiro trimestre

15 mai 2017 00:00

Comparação com o período homólogo, dados do INE

economia-cresceu-28-no-primeiro-trimestre-6466

O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 2,8% em volume no primeiro trimestre de 2017, quando comparado com o período homólogo. Os

Os dados do Instituto nacional de Estatística (INE), divulgados esta segunda-feira, dia 15, revelam que a aceleração da economia “resultou do maior contributo da procura externa líquida, que passou de negativo para positivo, reflectindo a aceleração em volume mais acentuada das exportações de bens e serviços que a das importações”.

“A procura interna manteve um contributo positivo elevado, embora inferior ao do trimestre precedente, verificando-se uma desaceleração do consumo privado e uma aceleração do investimento”.

Comparativamente com o último trimestre de 2016, o PIB aumentou nos três primeiros meses deste ano 1% em termos reais (variação em cadeia de 0,7% no trimestre anterior). “O contributo da procura externa líquida para esta variação em cadeia do PIB passou de negativo para positivo, observando-se um significativo aumento das exportações de bens e de serviços”.