Desporto

E se um nadador de Leiria for aos Jogos Olímpicos pelo Malawi?

21 abr 2016 00:00

Filipe Gomes reside em Leiria, é atleta do Bairro dos Anjos, nasceu naquele país africano e tem dupla nacionalidade.

e-se-um-nadador-de-leiria-for-aos-jogos-olimpicos-pelo-malawi-3822

Pode ser a grande surpresa entre os atletas da região de Leiria na comitiva para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No entanto, se conseguir confirmar o apuramento, Filipe Gomes não irá representar Portugal, mas… o Malawi.

Acabado de completar 19 anos, o nadador do Bairro dos Anjos está por estes dias nas Ilhas Maurícias, onde participa até ao próximo sábado no Cana Zone IV Championships, evento de qualificação para a principal competição do universo.

Mas vamos ao início da história. Filho de pais leirienses, Filipe Gomes nasceu em Blantyre, a segunda maior cidade do Malawi, tendo, por isso dupla nacionalidade. Como um lugar na selecção portuguesa está fora de questão, os responsáveis do Bairro dos Anjos lembraram-se da possibilidade de o atleta poder fazê-lo por aquele país africano.

“A selecção de natação do Malawi interessou-se pelos tempos dele e levou-o a esta prova”, explica João Paulo Fróis, coordenador técnico do clube de Leiria.

As quotas para a natação nos Jogos Olímpicos prevêem que aqueles países que não têm qualquer atleta que tenha feito marca de qualificação para a competição possam apresentar um atleta de cada sexo no Rio de Janeiro.

É precisamente nesta premissa que Filipe Gomes se baseia para sonhar com a viagem para o Brasil

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.