Economia

E o prémio de melhor produtor de chícharo vai para...

29 jul 2016 00:00

Muinicípio de Alvaiázere aposta na promoção da leguminosa

e-o-premio-de-melhor-produtor-de-chicharo-vai-para-4690
Daniela Franco Sousa

A Câmara de Alvaiázere acaba de apresentar a Estratégia de Desenvolvimento Rural Integrado do concelho, um documento que pretende orientar as políticas públicas e os investimentos privados para obter: mais produtividade, mais acesso ao mercado, melhor gestão dos recursos naturais e instituições mais fortes. Desta estratégia detalhadamente definida faz parte o incentivo à produção de um produto endógeno: o chícharo.

A leguminosa tinha um peso muito relevante na alimentação da população local há cerca de 50 anos, recorda Paulo Silva, presidente da Confraria do Chícharo.

Gradualmente, à medida que a comunidade teve acesso a outro tipo de oferta, o produto foi caindo em desuso. No entanto, fruto do trabalho que a autarquia e a confraria desenvolveram nos últimos anos, nomeadamente com a organização do Festival do Chícharo, aumentou a divulgação e renasceu o interesse do público e dos produtores locais sobre a leguminosa.

Além das receitas tradicionais resgatadas (como as migas de chícharo ou o chícharo com abóbora), foram inventadas novas utilizações deste produto, aplicado na doçaria (gelados, pudins, pastéis e tartes) e também em licores, exemplifica Paulo Silva.

Existe hoje um conjunto significativo de pequenos produtores, gente que se dedica à produção para consumo familiar, e já surgiram empresas que, entre outros artigos, se dedicam também a produções expressivas de chícharo. Mas para entrar em grandes circuitos de comercialização é preciso ganhar maior escala, salienta o presidente da confraria.

E é nisso que a autarquia tem vindo a trabalhar, explica Paulo Silva.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo