Sociedade

É natural do concelho da Batalha, jovem indiciado por prática de crime de terrorismo contra estudantes da Universidade de Lisboa

10 fev 2022 19:57

Foi detido na posse de catanas, bestas, outras armas brancas, botijas de gás e de um plano para o atentado

e-natural-de-fatima-jovem-indiciado-por-pratica-de-crime-de-terrorismo-contra-estudantes-da-universidade-de-lisboa
Jovem estudante de 18 anos residia nos Olivais
DR
Redacção/Agência Lusa

Poderão ser conhecidas hoje as medidas de coacção a aplicar ao jovem suspeito de estar a planear um ataque em Lisboa.

A Polícia Judiciária informou quinta-feira, em comunicado, que, através da Unidade Nacional de Contraterrorismo, deteve um jovem acusado de planear um "atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa".

O suspeito, de 18 anos, é natural de Lapa Furada, na freguesia de São Mamede, no concelho da Batalha, e residente nos Olivais, em Lisboa, tendo sido detido na posse de várias armas.

Em nota, a Polícia Judiciária dá conta da realização de uma operação para o cumprimento de Mandados de Busca domiciliária, no âmbito de inquérito titulado pela Secção de Investigação do Crime Violento do DIAP de Lisboa".

Segundo a PJ, esta investigação decorreu por "suspeitas de atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa", sendo que, avaliada a gravidade do potencial atentado, "foi atribuída a máxima prioridade à investigação, a qual permitiria, no dia hoje, às primeiras horas do dia, interromper a actividade criminosa em curso".

O suspeito foi detido "em flagrante delito" com várias armas, quando se preparava para cometer o atentado, sendo amanhã "presente a primeiro interrogatório judicial de arguido detido para sujeição à medida de coacção tida por adequada".

Foi indiciado "pela prática do crime de terrorismo".

O comunicado da PJ adianta ainda que nas buscas foram apreendidas "várias armas proibidas", mas também "outros artigos susceptíveis de serem usados na prática de crimes violentos - catanas, bestas, outras armas brancas e botijas de gás -, documentação, além um plano escrito com os detalhes da acção criminal a desencadear".

Tratar-se-á de um estudante universitário da Faculdade de Ciências, "introvertido e com perturbações que visualizava com frequência vídeos de tiroteios como os que ocorrem nos EUA".

O alerta terá chegado à Judiciária por sinalização do FBI, corpo de investigação a nível nacional dos EUA, que já andava a monitorizar o suspeito em conversas nas redes sociais e na darkweb e que detectou a intenção do jovem de cometer o atentado.

Alteração: Título e texto alterado às 10:17 horas, do dia 11 de Fevereiro de 2022, para dar conta da naturalidade do suspeito, inicialmente atribuída à "zona de Fátima", a partir de informações do jornal Público. Primeiro parágrafo alterado às 12:12 horas de 11 de Fevereiro.