Sociedade

É de Pombal a primeira mulher admitida no curso de submarinista

28 dez 2017 00:00

Militar foi seleccionada e vai frequentar formação a partir de Janeiro

e-de-pombal-a-primeira-mulher-admitida-no-curso-de-submarinista-7879
Daniela Franco Sousa

Será a primeira mulher a frequentar um curso de submarinista em Portugal. Chama-se Noémie Freire, tem 29 anos e é da Freguesia de Vila Cã, em Pombal.

Filha de emigrantes, Noémie viveu em Paris, longe do mar, e longe do mar continuava em 1997,quando regressou ao País, para viver em Pombal. Em 2003, a jovem mudou-se uma vez mais, para Vila Cã, mas uma vez mais permaneceu afastada das ondas.

A residir no Interior e sem memória alguma de que um familiar tenha integrado a Marinha, Noémie apostou todas as suas energias numa carreira neste ramo das Forças Armadas. Porquê? “Pelo desejo de embarcar na aventura”, resume assim a jovem militar.

Noémie Freire concorreu à Marinha em 2006. Desde então, pelo currículo desta auxiliar de navegação passaram já várias missões nacionais e internacionais. Participou na missão de apoio à população madeirense, aquando do temporal que assolou a ilha em 2010, mas também já esteve mais distante, na Somália, em 2009 eem 2012, exemplifica a militar.

Agora, a jovem promete ir ainda mais longe. Após um período deprovas de selecção, que cumpriu com aproveitamento, em Janeiro do próximo ano Noémie será a primeira mulher a frequentar ocurso de submarinista na Marinha Po

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ