Sociedade

Drones, robots e impressoras 3D levam miúdos e graúdos à biblioteca

8 dez 2021 18:30

Equipamento celebra 20 anos no palacete Araújo Guimarães, em Alcobaça

drones-robots-e-impressoras-3d-levam-miudos-e-graudos-a-biblioteca
Eu Construo é um dos pojectos de cariz tecnológico que tem conquistado a comunidade
Daniela Franco Sousa
Daniela Franco Sousa

João Oliveira, de 16 anos, é aluno do 9.º ano do curso de Operador de Pré-impressão na escola D. Pedro I e já sabe que o seu futuro passará pelo desenho. Sonha com uma carreira profissional como tatuador. Já Hener Lima, de 15 anos, aluno deste mesmo Curso de Educação e Formação, vibra com a possibilidade se de tornar jogador de andebol profissional.

Ambos partilham o gosto pelas novas tecnologias e foram dos alunos que mais interagiram, na passada sexta-feira, entre a turma que participou na oficina de Modelação e Impressão 3D promovida na Biblioteca Municipal de Alcobaça (BMA). Para João, o contacto ao vivo com as impressoras a três dimensões foi de resto pretexto para conhecer este espaço pela primeira vez.

A BMA celebrou no final de Novembro 20 anos de actividade no palacete Araújo Guimarães e preparou um conjunto de actividades para apresentar alguns dos seus projectos, que envolvem toda a comunidade. E entre as actividades que mais adesão têm tido, por parte de miúdos e graúdos, estão aquelas que promovem a literacia digital e a democratização do uso das novas tecnologias.

É o caso do projecto Eu Construo, que em três anos chegou a 368 jovens e idosos, quer através de oficinas de Modelação e Impressão 3D (onde o público escolar e as famílias têm acesso a ferramentas e conhecimentos através de um técnico especializado), quer através das oficinas Tecnologia para Todos (onde adultos, muitos deles idosos, aprendem a usar telemóveis, tablets e computadores, a interagir nas redes sociais, a criar e a consultar emails ou até

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ