Sociedade

Doze lotes da primeira horta comunitária da Nazaré já têm utilizador

28 mai 2020 11:00

O sucesso desta medida poderá levar à criação de mais hortas comunitárias, informa a autarquia, em comunicado.

doze-lotes-da-primeira-horta-comunitaria-da-nazare-ja-tem-utilizador
Espaço tem em vista a produção para consumo próprio
DR

Doze dos 19 lotes da primeira “Horta Comunitária” da Nazaré, localizadas na Urbanização do Rio Novo, já podem começar a ser cultivados.

A Câmara Municipal inaugurou esta quarta-feira o espaço onde os munícipes que não possuam terreno próprio e a quem foi atribuído um lote poderão plantar, a partir de agora, produtos frescos para consumo familiar.

“Estes espaços podem ser aproveitados para o lazer e convívio entre famílias e munícipes, criando o enriquecimento sociocultural das comunidades e a partilha de experiências hortícolas entre gerações, ao mesmo tempo que gera mais um complemento ao rendimento familiar e mantém espaços públicos utilizáveis”, explica o vereador Salvador Formiga.

O conceito de agricultura urbana tem em vista a produção para consumo próprio, o aumento da produção de produtos frescos e a sustentabilidade ecológica.

“Foi mais uma forma encontrada para reabilitar os espaços públicos, criando condições para que exista um usufruto efectivo de áreas que estavam abandonadas, de forma a humanizar esses lugares depois das intervenções efetuadas pelo Município”, informa o edil.

A horta tem 19 lotes, tendo, na pré-fase de candidaturas, sido recebidas 12 inscrições. O sucesso desta medida poderá levar à criação de mais hortas comunitárias, informa a autarquia, em comunicado.

Os interessando nos lotes disponíveis deverão contactar o Gabinete Ambiental do Município da Nazaré, através do telefone 262 550 010 ou preencher o requerimento e entregar presencialmente na câmara ou por email.