Sociedade

Doutoramentos com forte ligação às empresas são trunfo para Leiria

16 jun 2016 00:00

IPLeiria cumpre requisitos para ter programa doutoral acreditado

doutoramentos-com-forte-ligacao-as-empresas-sao-trunfo-para-leiria-4379
Daniela Franco Sousa

Caso os politécnicos venham a ministrar doutoramentos, com a particularidade de serem desenvolvidos em estreita ligação com as empresas, tal como a tutela está a ponderar, tudo aponta que este grau de ensino possa ser um trunfo para territórios de grande dinâmica empresarial, como é o caso de Leiria e do Oeste.

Esta é a convicção do presidente do IPLeiria, Nuno Mangas, que reage com optimismo à notícia avançada pelo Público, onde se lê que o ministro Manuel Heitor já está a solicitar contributos dos presidentes das instituições do ensino superior sobre a matéria.

O que está em cima da mesa, avança o jornal, “não é a atribuição de doutoramentos académicos, o modelo clássico, que se mantém como um exclusivo do sector universitário como tem acontecido até agora”. O Governo considera que os politécnicos correspondem à fileira profissional dentro do ensino superior e, portanto, “devem poder ter cursos de doutoramento com uma componente profissional ou tecnológica”.

Desta forma, “seria possível um alargamento dos programas doutorais feitos em parceria com empresas, que têm um peso pouco significativo no sistema de ensino superior português”, refere o Público.

A mesma notícia salienta que a proposta do Governo aponta no sentido de que a atribuição de doutoramentos nos politécnicos não implique relaxamento nas regras de aprovação dos programas doutorais.

Assim sendo, embora os preceitos legais actualmente existentes devam afastar uma parte destas instituições da possibilidade de terem doutoramentos, os maiores politécnicos, “como os do Porto, Lisboa, Coimbra ou Leiria estarão, neste momento, em condições de cumprir as obrigações para que um programa doutoral seja acreditado”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo