Sociedade

Dois seguranças ilegais detidos numa operação conjunta em centro comercial de Leiria

5 jun 2023 17:31

Operação JANUS mobilizou várias entidades.

dois-segurancas-ilegais-numa-operacao-conjunta-em-centro-comercial-de-leiria
Operação envolveu a PSP, a ASAE e a Autoridade Tributária, entre outras valências
Ricardo Graça

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através do Núcleo de Segurança Privada e da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, da Divisão Policial de Leiria, realizou uma operação que visou a fiscalização de um estabelecimento comercial do concelho de Leiria, que envolveu a colaboração do Departamento de Segurança Privada da Direcção Nacional da PSP, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, a Autoridade Nacional de Comunicações, a Autoridade Tributária e a Autoridade para as Condições do Trabalho.

Durante a operação JANUS, que decorreu no dia 2 de Junho, foram detidos dois homens, de 40 e 41 anos, suspeitos do crime de exercício ilegal de segurança privada num centro comercial do concelho, informou fonte da PSP.

A acção levou ainda à apreensão de 18 rádios de comunicações, bem como levantamento de um auto de apreensão de rede rádio de comunicações sem licença e levantamento de um auto por falta de emissão de factura e dois autos por falta de código QR na factura.

Os elementos que participaram na operação apreenderam ainda 618 óculos de sol, no valor de 2.044 euros, por falta de declaração de conformidade.

Foram também levantados vários autos por falta de seguro e de contrato de trabalho, por falta de exame médico, por falta de formação em segurança, higiene e saúde no trabalho, por falta de afixação do mapa de férias, pela não elaboração de horário de trabalho e pela falta de registo dos tempos de trabalho.