Economia

Dois novos projectos criam habitação no centro histórico

5 mai 2017 00:00

Edifícios a intervencionar ficam situados junto à Praça Rodrigues Lobo, em Leiria

dois-novos-projectos-criam-habitacao-no-centro-historico-6386
Raquel de Sousa Silva

Dois projectos de intervenção em edifícios do centro histórico de Leiria estão a ser preparados pelo gabinete PAU Arquitectos e, quando os investimentos avançarem, vão criar 35 novos apartamentos.

Um dos projectos contempla a intervenção num semi-quarteirão situado entre as ruas Dr. António da Costa, Comércio e 31 de Janeiro, num espaço em tempos ocupado por um total de oito edifícios (alguns já nem existem, tendo restado apenas as fachadas). O projecto desenvolve-se a partir do chamado Palácio do Arco, explica a arquitecta Helena Veludo.

O que está previsto é a construção de um prédio (que poderá vir a chamar-se Edifício do Arco – Praça do Comércio), resultado de uma intervenção a várias escalas. Ou seja, será mantida a maioria da estrutura do Palácio do Arco, bem como as fachadas. Será ainda alteada a cobertura com aproveitamento para habitação.

Os espaços vazios nas zonas adjacentes serão ocupados por construção nova e haverá ainda um pátio/logradouto que funcionará como espaço articulador entre esta e o Palácio do Arco. O novo edifício, de quatro andares, terá comércio e serviços no piso térreo e habitação nos outros. Haverá ainda uma cave de estacionamento, mas não servirá todos os apartamentos.

As habitações, para venda, serão de tipologia T0 a T4 duplex. A ideia é que no edifício possam viver tanto famílias com filhos como jovens ou idosos sozinhos. “Entendo que a diversidade é fundamental em qualquer espaço, é ela que promove a qualidade da vida urbana. E a diversidade de gerações é da maior importância”, defende Helena Veludo, adiantando que “há uma grande procura de pequenos apartamentos”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.