Sociedade
Dois homens detidos em 24 horas, nas Caldas da Rainha
Um jovem ameaçou polícia de morte e outro homem tinha mandado de detenção pendente há meses

A PSP de Caldas da Rainha deteve, no domingo, um jovem de 20 anos, que ameaçou de morte e injuriou vários agentes policiais. A detenção aconteceu depois de uma equipa de policiamento no evento Frutos 2025 ter sido chamada por uma profissional de segurança privada, a quem o jovem terá ofendido e injuriado. Segundo nota de imprensa emitida pela PSP, o mesmo estaria a adoptar comportamentos inadequados e a colocar em risco um quadro eléctrico de apoio ao evento.
Aquando da abordagem policial ao cidadão, "com vasto histórico e antecedentes policiais e criminais", este de imediato reagiu de forma "violenta e efusiva, gritando em voz alta diversos impropérios".
O suspeito foi encaminhado para o exterior do Parque D. Carlos I e já no Largo Rainha Dona Leonor, "dirigiu-se a um destes polícias, proferindo de viva voz, e gesticulando, diversas ameaças de morte".
O jovem foi transportado para as instalações policiais, onde manteve resistência aos polícias. Perante este cenário foi solicitado reforço policial. O cidadão recolheu aos quartos de detenção, mantendo-se detido até apresentação à autoridade judiciária, saindo em liberdade, E o processo decorrerá os seus trâmites normais, refere a PSP.
Também ontem, segunda-feira, a PSP de Caldas da Rainha deteve um homem, com 45 anos de idade, sob o qual pendia um mandado de detenção para cumprimento de pena de prisão.
Na sequência de investigação desenvolvida pela Esquadra de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, relativa a factos ilícitos praticados naquele concelho, em 2023, e que "integravam o crime de violência doméstica contra cônjuge, veio o suspeito a ser acusado e posteriormente condenado a pena de prisão".
Após cerca de cinco meses em parte incerta e sem ser detectado, o cidadão acabou por ser detido e conduzido ao estabelecimento prisional para cumprir pena de cinco anos de prisão efectiva, relata ainda a PSP.