Viver

Documentário sobre Manuel Artur dos Santos estreia no Miguel Franco

9 jun 2020 09:36

Projecto é da responsabilidade do Rancho da Região de Leiria

documentario-sobre-manuel-artur-dos-santos-estreia-no-miguel-franco

Coordenado e realizado por Adélio Amaro, o Teatro Miguel Franco, em Leiria, apresenta o documentário Manuel Artur dos Santos (1919-2015).

Em 25 minutos, é dado a conhecer o trajecto deste etnógrafo e a sua dedicação a Leiria, em variadas áreas de índole cultural.

Além de imagens de arquivo, o filme apresenta alguns testemunhos de pessoas que conviveram com Manuel Artur dos Santos, e a sua ligação ao Rancho da Região de Leiria, fundado a 19 de Março de 1963.

A entrada é livre, mas para que fiquem garantidas todas as questões de segurança, o acesso só é possível mediante reserva, através do e-mail teatromfranco@teatrojlsilva.pt .

Estreia no dia 13 de Junho, pelas 21:30 horas.

Manuel Artur dos Santos

Segundo de dez filhos de Manuel Artur dos Santos e de Joaquina de Jesus, nasceu a 13 de Janeiro de 1919 no lugar de Arnal, freguesia de São Simão de Litém, no concelho de Pombal.

Após a instrução primária partiu para a Ordem Hospitaleira de São João de Deus, em Barcelos, onde estudou Enfermagem e trabalhou.

Em 1940, ingressou no serviço militar e foi mobilizado para Cabo Verde, como 1.º Cabo Enfermeiro.

Regressado, trabalhou na Hidráulica de Monte Real como coordenador da execução do Projecto Hidráulico do Vale do Lis e, posteriormente, foi funcionário da Câmara Municipal de Leiria.

Em 1947 casou com Amália do Nascimento Carvalho, de Regueira de Pontes, onde residiu.

Criada a Comissão Municipal de Turismo/Comissão Regional de Turismo, foi destacado para esta instituição com o intuito da divulgação turística da Região.

Apaixonado pela Etnografia iniciou com o etnomusicólogo António Oleiro a recolha de trajos, usos e costumes, danças e cantigas populares dos concelhos que constituíam na época a Comissão Regional de Turismo (Leiria, Batalha, Vila Nova de Ourém, Marinha Grande, Porto de Mós e Pombal).

Em 1963 foi fundado o Rancho da Região de Leiria onde foi orientador e presidente durante vários anos, após ter ajudado a fundar o rancho Folclórico do Coimbrão, em 1960.

Correspondente Regional da RTP fez reportagens de âmbito regional e nacional. Aos 72 anos frequentou, na Universidade Católica, um curso de Etnografia, – e que, com o conhecimento já adquirido – contribuiu para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial e Etnográfico.

Foi conselheiro técnico da Federação do Folclore Português integrando o Conselho da Alta Estremadura.

Distinguido com diversas condecorações, foi em 1994 agraciado pelo então Presidente da República, Mário Soares.

Faleceu a 24 de Outubro de 2015.

A 2 de Setembro de 2017, e numa homenagem póstuma do Município de Leiria e do Rancho da Região de Leiria, foi inaugurada, no Mercado de Sant’Ana, a Galeria Municipal Manuel Artur dos Santos.