Economia

Documentário FishTour do IPLeiria vence prémio em Zagreb

2 out 2015 00:00

No futuro, o FishTour contribuirá para a valorização social da actividade da pesca e dos pescadores, bem como para a sustentabilidade social, ambiental e económica

FishTour – Uma experiência única na rota da sardinha, documentário, produzido e realizado pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), conquistou o prémio Special Award by Festival Director, no Festival Internacional de Cinema de Turismo, em Zagreb, na Croácia.

O filme foi considerado o melhor entre mais de 600 candidatos no concurso que decorreu entre os dias 21 e 23 de Setembro. A película pretende provocar um impacto na sociedade, tendo como finalidade a criação de condições para o desenvolvimento de um produto turístico único e inovador associado à sardinha de Peniche e, ao mesmo tempo, relacionando a Biologia Marinha, as Pescas e o Turismo.

Paralelamente ao documentário, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Estm) está a promover uma iniciativa que tem como objectivo dar a conhecer a arte do cerco, na pesca da sardinha.

O público pode acompanhar ao vivo a pesca em alto mar e degustar menus, confeccionados a partir desta espécie popular na gastronomia nacional. A iniciativa está a ser desenvolvida pelas unidades de investigação associadas à Estm – Grupo de Investigação em Turismo e Centro de Ciência do Mar e do Ambiente (Mare-IPLeiria).

“Trata-se de uma experiência marítimo-turística inovadora, que permitirá aos turistas acompanharem em alto mar, ao vivo, trabalho dos pescadores na pesca da sardinha com a arte tradicional de pesca do cerco”, explica João Costa, coordenador do projecto.

“No futuro, o FishTour contribuirá para a valorização social da actividade da pesca e dos pescadores, bem como para a sustentabilidade social, ambiental e económica, pela via do aumento da sensibilização do público em geral para a temática da preservação dos recursos e dos ecossistemas marinhos", sublinha o responsável.

O Festival Internacional de Cinema de Turismo premeia filmes e produções audiovisuais que promovam o turismo nas seguintes categorias: destino turístico, turismo de aventura, desportos radicaism turismo desportivo, turismo náutico, hotéis e estâncias de férias, pessoas, cultura e tradição, turismo religioso, turismo rural, eventos, feiras e congressos.

Clique aqui para ver o filme