Viver

Documentário de realizadora de Caldas da Rainha nomeado para Prémio Sophia

14 abr 2024 11:43

A distinção mais importante do cinema em Portugal já tem lista nomeados, que inclui Águas do Pastaza, da autoria de Inês T. Alves

documentario-de-realizadora-de-caldas-da-rainha-nomeado-para-premio-sophia
O filme tem como protagonista uma comunidade residente na Amazónia
Oblaum

Considerados os “óscares” portugueses, são atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema e a cerimónia de consagração dos vencedores está agendada para 26 de Maio, no Casino Estoril.

A lista de nomeados aos Prémios Sophia 2024 já é conhecida e inclui o documentário Águas do Pastaza, realizado por Inês T. Alves, a primeira longa-metragem da cineasta, de Caldas da Rainha.

Águas do Pastaza, uma produção da Oublaum, compete na categoria de melhor documentário em longa-metragem com O Que Podem as Palavras (de Luísa Sequeira e Luísa Marinho), Super Natural (de Jorge Jácome) e Viagem ao Sol (de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias).

Com estreia mundial em 2022 na Secção Generation da Berlinale, o filme conta já com várias menções honrosas e prémios nacionais e internacionais, em que se destacam o IndieLisboa, o Porto Femme IFF, o CineEco ou o Seoul Women IFF, em que Inês T. Alves (nascida em 1987 e actualmente a residir em Lisboa) recebeu o galardão de melhor realizadora.

Águas do Pastaza tem como protagonista a comunidade de Suwa, na Amazónia, com cerca de 80 habitantes que vivem em comunhão com a floresta, no território do Equador, onde Inês T. Alves permaneceu durante dois meses.

“Numa altura em que as comunidades indígenas na Amazónia estão sob um forte ataque permanente, com desflorestação intensa impulsionada por interesses económicos externos, pareceu-me urgente dar-lhes alguma visibilidade. Partindo do universo muito específico das crianças, este filme chama a atenção para a importância de se estabelecer uma relação mais sustentável com o nosso ambiente”, refere a realizadora, citada numa nota de divulgação.

O filme Não Sou Nada – The Nothingness Club, de Edgar Pêra, lidera as nomeações aos prémios do cinema português Sophia 2024, que irão homenagear o compositor Luís Cília e o realizador Rui Simões com prémios carreira.

Os nomeados da 13.ª edição dos Prémios Sophia foram anunciados na sexta-feira pela Academia Portuguesa de Cinema, numa apresentação na sala de cinema Fernando Lopes, em Lisboa.

O filme de Edgar Pêra lidera a corrida aos prémios com 15 nomeações, seguido de Great Yarmouth – Provisional Figures, de Marco Martins, com 13 indicações.